terça-feira, 16 de março de 2010

Daily Log - Galápagos/Marquesas 10

Pois é, meus caros amigos, o tempo está uma "merda". Peço desculpa mas não encontro outro termo para definir este tempo. Céu nublado, com períodos de chuva, vento que tão depressa está do través como da popa e tão depressa sopra como não. Em consequência disto o pobre do Pacífico está com algum mau feitio, algo taralhouco com vagas e ondas (são coisas diferente, não são?) das mais variadas direcções o que provoca noThor um bamboleio transversal bem desconfortável e que é o que mais desarruma o barco e a mim e até este computador não pára de me fugir da frente. Ontem já ao fim da tarde, o meu aparelho de pesca disparou, sinal que algo se passava lá no fim da linha. Como o Uli andava desesperado para "filar" um peixe disse-lhe para deitar a mão à cana e pescar o peixe. Para meu espanto o homem só fez disparates, começou por destravar o carreto que, se já andava depressa disparou completamente e depois bloqueou-o o que, naturalmente provocou a quebra da linha, a fuga do peixe e um novelo de algumas centenas de metros de fio no carreto, que foram para deitar fora. Já quando foi do aparecimento do espadarte, no aparelho dele, eu desconfiei que o "parceiro" não estava ao corrente com os procedimentos, mas como entretanto tinha tentado perceber o que passara, convenci-me que o homem estava "preparado". Não estava, nem está, na pesca e mais numa série de coisas referentes à condução do barco e que tentei ensinar-lhe. Não consegui e agora só lhe "peço" que não mexa, no chartplotter, no PA, nos rádios e agora na cana da pesca, etc. Também é preciso entender que é um homem de grande estatura, com 68 anos, uma enorme falta de mobilidade, uma destreza muito limitada e uma tremenda dificuldade em apreender o que se lhe diz ou mostra. Daí que, pelas histórias que conta, pareça ter uma tremenda experiência de vela mas depois na prática nada daquilo se verifica. É estranho mas, por outro lado é um bom companheiro de viagem e um cozinheiro bem curioso. O Uli sabe - ou diz que sabe - fazer vegetais de toda a maneira e feitio e por isso nesta ultima semana comi vegetais todos os dias, cosidos, estufados, fritos, eu sei lá que mais e todos com uma particularidade, extraordinariamente temperados com todas as especiarias que existem no barco. É uma mistura curiosa que nem sequer sei a que sabe porque estão tão picantes que não sabem a nada. E eu que até nem vou muito com vegetais! Dizia-me o francês do 1+1 (Catana 538) que eu era louco por vir fazer uma travessia destas só com outro tripulante (e isso ele também faz, com a mulher) mas sem o conhecer. É mais uma experiência que tem corrido bem, tirando pequenos detalhes que são facilmente ultrapassáveis. Entretanto acabámos de ultrapassar o Ponto de Não Retorno pois com as 156 milhas feitas nas ultimas 24 horas, que foram bem lentas, ficam a faltar cerca de 1486 milhas para Hiva Oa. E as Marquesas aqui tão perto. Cuidem-se. Thor VI over and out.

4 comentários:

  1. Quer dizer... se bem entendo... estás a ficar vegetariano à força!!! Que mais te irá acontecer com o Uli? O que é que te hei-de desejar... bom proveito meu amigo.
    Abraço
    Délio

    ResponderEliminar
  2. Há coisa piores que ser vegetarimo á força,por exemplo, ser mau pescador,deixar fugir peixes preciozos e frescos.Todos os males sejam esses.
    Bons ventos e Mar calmo

    J.Bernardino

    TIBARIAF II

    ResponderEliminar
  3. Uli tem calma não te enerves já falta pouco até Hiva Hoa.
    Há dois tipos de navegadores solitários...os por opção e os outros que são tão ruins que ninguém quer andar com eles.

    ResponderEliminar
  4. Aqui para o "anónimo" que está preocupado com o Uli e com as opções disponíveis:Mais vale andar só que mal acompanhado, lá diz o ditado e a diferença está em distinguir que "merda e banha de cheiro" não são a mesma coisa. Percebeu? ou quer que lhe faça um desenho?
    RS

    ResponderEliminar