segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Daily Log - Galápagos

22Fev2010 01H21 hora do Equador, 00H21 hora de Galápagos ou 06H21/UTC o Thor VI cruzou a "finishing line" de Baquerizo Moreno. Foi um longo dia mas cheio de novidades, pois começou lento com bom tempo, pouco vento, mas pela tarde apareceram uns aguaceiros "valentes" que conseguimos, numa "gincana perfeita" evitar, mas aproveitando os ventos por eles provocados o que deu umas acelerações muito interessantes e nos retirou da pasmaceira dos últimos dias. Entretanto a meio da tarde e já a cerca de 50 milhas de Galápagos avistámos uns repuxos e depois uma longa cauda bem fora de água, eram baleias. Foi uma animação e a forma da tripulação esquecer definitivamente os "mareanços". Já ao cair da noite a cana de pesca que desde o nascer do sol banhava uma amostra, dispara num silvo nunca ouvido até então. O Paco num salto deita-lhe a mão, eu desligo o piloto automático e abrando o barco, mas foi sol de pouca dura porque a linha fica leve e o "bicho" tinha-se solto. Diz o Paco, porque eu não vi, que avistou um "bicho grande" aos saltos lá ao longe. Enfim foi uma animaçãozita de fim da tarde, mas um dia eu hei-de deitar mão a um bicho destes. A chegada a Baquerizo Moreno durante a madrugada foi complicada já que estes sítios são mal sinalizados, as cartas electrónicas e as outras de pouca fiabilidade, mas lá entrámos na baía e metemos o ferro no fundo a tempo de evitar uma valente carga de água que nos mandou todos para a cama que o corpo bem pedia. A manhã acordou chuvosa mas está a melhorar, já podemos sair do barco e ir a terra porque as autoridades locais já nos aceitaram como bons, já temos acesso à Internet e as coisas retomam a normalidade. Vamos estar por aqui uns dias e depois seguimos para Sta Cruz de onde a minha actual tripulação regressa à Europa e de onde partimos - ainda não sei como - a 07Mar para um grande salto até às Marquesas. De Baquerizo Moreno beijinhos e abraços. Thor VI over and out

3 comentários:

  1. Meu grande aventureiro e magnífico Ruizinho. Tenho seguido com o maior interesse esta tua grande aventura. Nunca houvera passado pela minha cabeça fazer algo de tão estapafurdio, diferente e grandioso. E quando acordo de noite é em ti que penso. Sei que me conheces e sabes que não é com "más intenções". E um dia hás-de ter que explicar muito bem todos esses problemas "vaginais". Se eu fosse mais corajoso, mais novo e menos comodista já tinha respondido ao teu convite; espero que tenhas boas notícias nos próximos dias e arranjes uma tripulação firme e de confiança.
    Um enorme abraço do Morais Pequeno

    ResponderEliminar
  2. Olá companheiro...então agora também queres dar em pescador? Já te estou a ver com a cana na mão ali ao pé da Torres de Belém a ouvir a "bola" e a olhar para o Tejo cheio de esperança. Boa disposição é que é preciso e nada melhor que ver essas baleias lindas.
    Por aqui a chuva não nos dá tréguas e já deves saber o que aconteceu na Madeira. Aproveita aí nas Galápagos porque isso é único.
    Espero que resolvas o assunto da tripulação.

    Abração
    Lobo do Rio
    PN

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui, nem vale a pena voltar ao assunto da companhia que gostava de te fazer, mas lá que gostava , gostava...
    Que tudo te corra bem, que consigas alguem á altura (e largura!), mas de facto ir amarrado ao Shipman não parece boa ideia pois partias o outro barco e era uma maçada!
    Abraço grande do Miguel Benis (Tranquilidade)

    ResponderEliminar