sábado, 6 de fevereiro de 2010

Daily Log - Aproximação ao Equador

Conforme previsto o vento rodou para Sul aumentando de intensidade para os 10/15 nós, montou-se na proa do Thor e fez levantar uma mareta chata que abranda o barco. Com isto tudo a nossa progressão tornou-se muito difícil e lenta - fizemos só 128 milhas nas ultimas 24 horas - com bordos atrás de bordos, tendo levado algum tempo até encontrar o equilíbrio entre a mareação e a velocidade do barco para que este não bata muito, o que me faz doer o coração. É provavelmente o Equador (paralelo) a fazer valer os seus direitos. Entretanto surgiram redes de pesca na nossa rota apesar de estarmos a cerca de 100 milhas da costa. Estão controladas por umas lanchas rápidas - uma delas muito rápida mesmo - e o que se consegue ver são linhas de bidões de óleo - cinzentos para se verem bem - ligados entre si numa distância de cerca de 1 milha. Consegui desviar-me de uma no ultimo momento - o Kalliope tinha-me dito onde ela estava e avistei uma lancha rápida - na seguinte já não consegui e entrei nela mas como já tinha o hélice parado e ia devagar o cabo roçou no patilhão e caiu não me agarrando. Durante a noite uma lancha obrigou-me a mudar de rumo - acendeu as luzes no ultimo momento meteu-se-me à frente e logo que me afastei apagou as luzes e desapareceu na escuridão - e já esta manhã voltou a acontecer o mesmo. Menos sorte teve o Kalliope que ainda se livrou de duas mas à terceira foi agarrado e teve de mergulhar para cortar os cabos e livrar o barco. Enfim isto não está fácil e até o tempo não ajuda, esteve uma humidade tremenda durante a noite e amanheceu com um céu encoberto a ameaçar chuva a todo o
momento. Faltam cerca de 50 milhas para o Equador e 160 para a La Libertad onde iremos chegar um pouco mais tarde que o planeado, mas isto não anda mais. A 38 minutos do equador beijinhos e abraços. Thor VI over and out

2 comentários:

  1. Meu caro comandante, venham lá as preces ao Rei Neptuno. Muito gostava de ver a cara de um rei a contemplar o outro, ora agora dizes tu,ora agora digo eu, eheheh!!! Deve ser giro, à proa! Bons ventos e boas noticias.
    JA-Wilma

    ResponderEliminar
  2. Começas a ser o meu herói E isto porque eu não me sinto capaz de fazer com sacrifício o que tu fazes por prazer.
    Um grande abraço e que amanhã descanses em La libertad. Continuo e pedir a S. Pedro bons ventos e alguma sorte.
    Morais Pequeno

    ResponderEliminar