sábado, 27 de fevereiro de 2010

Daily Log - Aviso de Tsunami

Esta estadia em Galápagos tem sido para esquecer. Desde que chegámos a Puerto Ayora tem chuvido todos os dias e por vezes com intensidade. Hoje (27Fev) foi um aviso sério de tsunami na sequência do violento terramoto no Chile. Eram 5 da manhã (local) quando o meu telemóvel tocou, era o Ruy Ribeiro avisando-me que havia um aviso de tsunami para o Pacífico (é bom ter amigos assim e foram mais os que me quiseram avisar) e entretanto batem-me no barco avisando para ligar o VHF no 77 (o nosso canal de contacto) e aí fui informado que o Capitão do Porto determinava que todas as embarcações fundeadas na Academy Bay deviam levantar ferro e sair para o mar imediatamente, face a um aviso de tsunami. Tinha o Thor fundeado com proa e popa porque as condições de mar são francamente más e tinha a Ana com a mala feita porque ia apanhar um avião de regresso a casa. Em pouco mais de 1/2 hora a Ana foi recuperada para terra e levada para um hotel numa zona alta (graças ao apoio das gentes do WARC) o ferro de popa foi recuperado com a ajuda do skipper do Grand Filou, nós levantámos o ferro de proa e fomos para o mar onde nos mantivemos até às 11:30, quando a Capitania autorizou o regresso. No fundo nada de especial se passou, nem vimos nada de estranho mas na Baía deve ter-se passado qualquer coisa que ainda não averiguei, porque há "coisa estranhas" no estado do mar e nalguns barcos que por aqui ficaram porque estavam sós, sem tripulação. Dizem que o mar recuou 50 metros. Não confirmo porque ainda não saí do barco. A todos quantos se preocuparam comigo os meus agradecimentos. Estamos todos bem, não se passou nada e daqui por uns dias a viagem continua. Cuidem-se, porque isto não está para graças. Thor VI de Puerto Ayora/Galápagos over and out.

Sem comentários:

Enviar um comentário