segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma espécie de diário da Patroa - 31

Santa Lucia - 15.04.2011 
Ultimam-se os preparativos para os festejos finais. Já aqui se encontram todos os barcos que vão cortar a linha de chegada e são 16 ao todo. Estão todos enfeitados com bandeiras e bandeirinhas e a excitação e as celebrações continuam. O sol voltou em força e o calor é insuportável. Consegue-se estar na piscina, dentro de água, e em poucos mais sítios. No fim da tarde há o ultimo “skippers briefing” para combinar os detalhes da partida de amanhã, em parada até Rodney Bay e à noite há um jantar mais formal no hotel. O dinghy já esta pendurado e está tudo a postos para a apoteose final.
Santa Lucia - 16.04.2011 
Os barcos começaram a sair da Marina de Marigot Bay as 10h, concentrando-se do lado de fora da baía, de onde partem, em parada, ate Rodney Bay. Foram ordenados pelo seu comprimento, pelo que somos o 2º barco, a seguir ao Eowyn sendo o último o Wild Tigris. O Destiny, que está imediatamente atras de nós, enfeitou-se com balões de todas as cores que, com o calor, vão rebentando acrescentando ainda mais barulho aos apitos e buzinadelas que saem dos diversos barcos. É um clima de grande festa que anda no ar. Depois da passagem pelo porto de Castries, a capital de Santa Lúcia, atravessámos a linha de chegada pelas 12:30 e chegámos a Marina de Rodney Bay onde está tudo preparado para nos receber. Em terra há bebidas e uns comes, juntamente com a musica de uma "steel orchestra" que veio abrilhantar a festa. Os skippers e respectivas tripulações cumprimentam-se e todos se congratulam com o feito da conclusão da volta ao mundo. E com excepção do acidente do Basia que apenas provocou danos na embarcação embora significativos, todos os outros regressaram sãos e salvos. Mas a tripulação do Basia também aqui está nos festejos, talvez mais comovida que os restantes pela incerteza ainda do futuro do seu catamaran. Ànoite houve jantar de distribuição de prémios num hotel junto à praia e foi o momento das celebrações e dos agradecimentos, aos navegadores pelo feito e à organização que esteve sempre muito bem durante estes mais de 15 meses. E no final houve a distribuição de um presente a cada um dos barcos, com palavras simpáticas e a propósito para cada um. Claro que ao Thor não deixou de ser recordado o esquecimento do dinghy em Musket Cove, nas ilhas Fiji, que ficou como uma das historias engraçadas que vão ficar nos anais desta volta ao mundo. 

Santa Lúcia - 17.04.2011 
Acabou a festa da Volta ao Mundo. Para o Thor ainda não acabou este périplo pois tem ainda pela frente a travessia do Atlântico Norte para regressar a casa. Para mim estão também a acabar as férias e já hoje regressarei a Lisboa pois amanhã é dia de voltar ao trabalho. Mas que bons que foram estes dias nas Caraíbas!

Sem comentários:

Enviar um comentário