sexta-feira, 1 de abril de 2011

Thor VI - Avarias e esclarecimentos

Meus amigos e companheiros está na altura de “por o nome nas coisas” ou melhor, não é bem isto que si costuma dizer mas como não quero ferir sensibilidades, fica assim.  No primeiro semestre de 2009 e na preparação para o WARC  decidi substituir o aparelho do Thor que já tinha 22 anos. Para isso e apesar das várias consultas, optei pela adjudicação do trabalho à “JustBoats” do Peter Keeping por ser o representante da Seldén e eu querer que o material utilizado tivesse a qualidade Seldén. No fim de Maio o trabalho foi finalmente concluído, após uns atrasos e enganos do Sr. Pete e com a montagem feita pelo Jorge Rainha.
A cerca de 100 milhas de Sta Helena e a 1800 de Salvador o terminal superior do estai real partiu, danificando o enrolador da genoa que ficou preso pela adriça. Das várias opiniões que recebi das pessoas que examinaram a peça fracturada – uma fractura a 90º - resulta claro que a peça foi mal manuseada quando da prensagem apresentando sinais inexplicáveis de pancadas na parte superior do terminal.  
Quando informei o Sr. Pete da situação (em 08 Fev) a primeira reação foi de que usáva o material e a máquina aconselhada pela Seldén e pedia fotos das peças envolvidas. Após vários e-mails, alguns repetindo o que já tinha sido dito e já com a Seldén envolvida no assunto, e com todas as fotos possíveis e imaginárias disponíveis – tenho a certeza que não via todas as fotos que chegavam porque continuava a pedir fotos que já tinha – concluíram que afinal a peça não era Seldén mas sim Stalok. Isto a 15 Fev.
O e-mail da Seldén dizia: 
Dear Mr. Soares, Thank you for the last pictures of the broken eye terminal, it is crystal clear this is not a Seldén terminal and it has never been in our stock.
O Sr. Pete dizia : 
Hello Rui, Thank you for the photos. The terminal is from Sta-lok. I will contact them immediately, and get back to you. Thank you. Pete.
Como devem imaginar a minha surpresa e preocupação aumentou. Afinal eu tinha um aparelho que suponha ser Seldén, pago como Seldén – a factura comprova isto – por um “representante” da Seldén e que afinal não era Seldén. E isto no aparelho do barco talvez o componente mais sensível.
As reações do Sr. Peter Kemping variaram desde uma grande preocupação e sensibilidade profissional:   (17Fev) I have been reading your e mail several times, and not slept most of the night, as I do have a conscience! I have been going through our procedures, and asked the people who were working with me at the time. We try to be as thorough as possible, when we carry out this work, as we are fully aware of the consequences. The terminal in the picture is NOT a Selden terminal, so Selden are not responsible for this. It is a Stalok terminal. I am still trying to figure out how it got there, but I can only conclude that the Stalok terminals were put into the Selden box, and they were used. Rui, I want to resolve the problem. I am not running away. If I did not want the problem resolved I would not be sending you e mails. I cannot afford to have this problem as I have had, up until now, a “clean bill of health” and this is very worrying for me. I also cannot financially afford this problem, so I desperately want to resolve this quickly and as cost effectively as possible;
Até uma tentativa de ganhar tempo ou alijar responsabilidades:
(22Fev) Hello Rui, Thank you for the e mail, and the photos. I understand that you have time constraints and would like to have this resolved, as I would also. I have been trying to collate all the information together, so we can assess the whole situation. Do you have a copy of the surveyors report from the insurance company of the damage?. 
Entretanto pedia mais fotos, propunha mandar-me peças para o enrolador antigo, quando sabia que eu já tinha decidido importar um novo e não aceitou qualquer hipótese de acordo que lhe foi proposto – comparticipação nos custos da reparação – mas estando disponível para “negociar” com a companhia de seguros, tendo abusivamente contactado a Pantaenius para saber se eu estava seguro lá.
Dizia ele : Normally in this circumstance the insurance company would deal with the rigging company to get compensation. Ainda não percebi bem este interesse em negociar com a seguradora!
Evidentemente que quando chegar a Lisboa ou mesmo antes vou querer ser ressarcido dos prejuízos que tive e pelas despesas extras que fui obrigado a suportar e isto pelo sr. Peter Keeping que considero responsável por tudo o que me aconteceu e profissionalmente pouco credível.
Em resumo meus caros amigos e companheiros se utilizarem material Seldén e os serviços da “Justboats” cuidem-se porque pela minha experiência não é certo nem seguro que o recibo que pagam ou aquilo que vos dizem corresponda à realidade. E atenção porque o Sr. Peter Keeping também é, segundo o seu site, importador oficial da Andersen, Holmatro, Ronstan e Sta-lok. Cuidem-se. Á atenção da ANC e da Tertúlia Vélica. Depois não digam que não os avisei.

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