sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uma espécie de diário da Patroa - 25

Granada – 30.03.2011
Aqui estou de novo no Thor, agora em Granada, nas Caraíbas. A viagem de Lisboa até aqui correu bem apesar do atraso de quase 1 hora em Lisboa que ia pondo em risco a ligação para Granada, o que acabou por não acontecer, mas por muito pouco e mau grado o dia comprido –agora aqui são menos 5 horas – e as muitas horas de avião - parti de Lisboa no sábado 26 de Março, no voo das 07:05 para Londres e cheguei a Granada às 18:35 locais. O Rui estava à minha espera no aeroporto para me levar até à Marina de Port Louis onde comecei a reencontrar a gente do WARC que tinha deixado há 6 meses atrás em Bali. Sou muito bem recebida pelo “bando” que agora é quase uma família, partilhando alegrias, riscos e desafios há mais de 1 ano em conjunto. O Thor estava razoavelmente apresentável e o Rui e o Luca tinham feito um grande esforço para me receberem o melhor possível. A partir daí ainda não parei, ou antes, hoje é o meu 1º dia de descanso. No Domingo começámos por fazer um Tour durante todo o dia à ilha. Como tem chovido bastante, embora estejamos na estação seca, está tudo muito verde e pujante. A ilha foi bastante destruída por furacões há cerca de 6/7 anos, mas está praticamente toda reconstruída, sendo poucas as habitações que se vêem ainda danificadas. O mais curioso é a explosão de cores que se destaca na paisagem, as cores garridas das casas e das flores que as circundam, no meio do verde luxuriante da vegetação tropical. Visitámos uma destilaria de rum e uma fábrica de chocolates, ambas completamente artesanais e que representam produções importantes da ilha. Para além disso também é famosa a noz moscada, o 2º produtor mundial, a fruta tropical variada e outras especiarias, sendo esta ilha chamada, por essa razão, a “Spice Island”.  À noite foi a festa da distribuição de prémios onde o Rui e o Luca foram receber os prémios do 1º lugar da geral e da sua categoria, uma tea-shirt para cada um e uma rodada de rum punch. Na 2ª e na 3ª feira os dias foram inteiramente dedicados às limpezas e às pequenas reparações das coisas que vão aparecendo sem funcionar. E parece que cada dia há uma nova.... O novo tripulante do Thor, o Luca, tem sido uma agradável companhia. É muito educado, discreto, sabedor destas coisas dos barcos e do mar e é italiano!
A Marina de Port Louis é muito simpática e tem excelentes instalações, mas o destino é rumarmos a Norte até Santa Lucia e assim, na 4ª feira partimos em direcção a Prikly Bay, uma grande baía no Sul de Granada e que é a base permanente do  Eowyn desde há anos.  E como o Graham conhece muito bem as Caraíbas, vamos seguir as suas indicações e continuar juntos. Ao jantar o Mike e o Graham foram nossos convidados e fiz bacalhau com natas (encontrei  bacalhau salgado do Alaska no supermercado onde nos fomos abastecer) que apesar da improvisação na receita foi muito elogiado e não sobrou nada!
Granada – 31.03.2011
Hoje foi o meu 1º dia de  “dolce fare niente”  (para o Rui ainda foi uma manhã inteira de trabalho, mas ficámos com a nossa sanita a trabalhar na perfeição).  Acordar, tomar o pequeno almoço, ir a terra de dinghy onde almoçámos, voltar para o barco, tomar banho nas águas quentes deste verde mar (a temperatura da água do mar está nos 28,5º) e depois jantar tendo sido o Luca o cozinheiro. Foi assim o meu dia. O Luca ontem fez “pasta a la carbonara” mas de uma maneira que eu não conhecia. Estava muito bom.

2 comentários:

  1. Olá Rui...e também as minhas saudações especiais à sra "armadora".

    Estão então reunidas as condições para voltar a casa em grande estilo. Que assim seja e de preferência com mais etapas ganhas. Estou a torcer.

    Por cá vamos indo e dando as últimas pinceladas num quadro que pode vir a fazer história no interior do THOR.

    Boa estadia nas Caraíbas.

    Saudades nossas e para ti aquele abraço do tamanho do mundo.

    Lobo do Rio
    PN

    ResponderEliminar
  2. Que inveja desse mar com 28º e do bacalhau com natas e da pasta a la carbonara e do sol e ... pronto...tudo! :) Ana Saraiva

    ResponderEliminar