quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma espécie de diário da Patroa - 09

TONGA – 6.06.2010
Hoje o Rui fez anos. Finalmente temos rede nos telemóveis mas o gerador deixou de funcionar. É Domingo, dia dedicado à família no Tonga, em que é suposto e obrigado por lei, não se fazer nada. Não se pode pescar, não há aviões, as lojas estão fechadas, não há desportos e qualquer contrato celebrado neste dia é considerado nulo. Já era assim em Niue, mas no Tonga estes preceitos sáo muito mais rigorosos. Esta ilha é muito turística pelo que há excepções e tem alguns restaurantes abertos. As pessoas vão à missa vestidas a preceito e, por toda a ilha ouvem-se cânticos maravilhosos. Em termos de comportamento, é importante vestirmo-nos de forma respeitosa, os homens devem andar sempre de camisa e as mulheres não devem andar de fato de banho nas povoações – os Togan tomam banho completamente vestidos. O Rui desde bem cedo que tenta descobrir porque parou o gerador e finalmente lá descobriu que uma bomba de água se partiu e agora só na 3ª Feira poderá ver como resolver o problema pois só então terá lojas abertas. Ao meio da tarde o Graham e o Mike apareceram a bordo com um bolo feito pelo Graham para cantarem os parabéns ao Rui. Foram muito simpáticos! Eu não fiz nada pois o Sr. Comandante diz que não posso usar o forno porque aquece muito o barco e como também não tinha ovos ficou para uma próxima oportunidade. Entretanto fomos convidados para bordo do A Lady, onde o Donald também fazia anos hoje. O A Lady é só um Oyster 56,Irlandês e é uma verdadeira beleza, um autêntico apartamento de luxo. No cockpit estávamos 16 sentados e aí celebrámos os 2 aniversários. Depois fomos jantar todos juntos ao Dancing Roosters, "aparentemente" o melhor restaurante da cidade. A especialidade da casa era a lagosta grelhada - 1,5 Kg por bicho - e foi isso que comemos. Foi uma noite muito agradável com muita alegria, a comida não estava mal, mas nada que se compare aos “bichos” das nossas águas. O Rui teve um dia muito bom.

TONGA – 7.06.2010
Hoje é 2ª Feira e continua tudo fechado e, para carregar as baterias com o motor fomos dar uma volta pela ilha. Estamos em Vava’u, no Vava’u Group do Reino do Tonga. A ilha é muito recortada, parece uma amiba ou uma medusa gigante – por acaso há dezenas de medusas na zona onde estamos fundeados - e tem muitas outras ilhas e ilhotas à volta, são 61 no total, a maioria das quais desabitadas. Há muitas zonas de fundeio bem abrigadas, com praias de areias douradas e águas cristalinas e vêem-se dezenas de veleiros por aqui espalhados - há um outro grupo de barcos do "Pacific Rally" aqui pela zona. O nosso destino era a ilha de Tapana, para onde o Kalliope tinha partido no dia anterior e é na verdade uma zona de eleição, uma baía bem protegida com águas pouco profundas, imensas estrelas do mar à volta do barco, uma praia de coqueiros e areia muito clara e uma colina com 3 casas, uma das quais é o restaurante La Paella, gerido por uma espanhola mas que só serve jantares. Havemos de lá voltar. À noite houve uma festa no Restaurante Mango em Neiafu onde estamos fundeados, oferecida pelo WARC. Era um Buffet com comida local, à entrada era oferecido um colar de flores a todos os convidados  e uma taça de ‘kava’ – a bebida tradicional que dizem ser relaxante mas com um sabor muito pouco agradável – seguida da distribuição de prémios da etapa que terminou aqui e de danças locais, tendo terminado com toda a gente a dançar e muita alegria. Quanto a prémios, o Thor dominou a noite tendo recebido 2 prémios, um por ter sido o 2º do Grupo B e outro por ser o que mais se aproximou da data e hora a que tinha estimado chegar ao Tonga. Por todos estes motivos a noite foi muito animada!

TONGA – 8.06.2010
Pela manhã um Tour para visitar o Jardim Botânico, seguido de almoço numa praia ali ao lado. Na viagem de autocarro e mais 2 carrinhas em avançado estado de velhice deu para perceber o que é a ilha para além do aspecto turístico da costa e da sua principal povoação. Impressiona a quantidade de igrejas que se vêem e que são sempre os edifícios mais arranjados e os únicos de pedra e tijolo. As casas são de madeira com um ar frágil e um aspecto muito pobre e a estrada que parte da cidade começa por ser de alcatrão e acaba num caminho de terra batida. A visita ao Jardim Botânico foi muito curiosa sobretudo pela demonstração viva da utilização dada  a diversas árvores, frutas ou folhas como por ex: o Noni, sisal, baunilha coco, etc. Deram-nos a receita para fazer essência de baunilha e que hei-de experimentar. O almoço foi de novo o buffet de comida típica, praticamente com os mesmos pratos do dia anterior, seguido de danças tradicionais novamente dançadas por crianças locais – foi dada a explicação que esta é uma forma de lhes dar maior auto-confiança e é também uma forma de as habituar desde cedo com as artes tradicionais do Tonga (!). À tarde estava marcado um encontro com o Thomas um Eng. Suiço que aqui se dedica ao negócio dos computadores e que iria tentar pôr o PC a funcionar ou em alternativa vender-nos um.  Ou seja, de uma maneira ou de outra parece que iremos sair daqui com o problema do computador solucionado. Quem haveria de dizer!!

TONGA – 9.06 2010
Mais um dia em Neiafu a tentar encontrar solução para a bomba de água do gerador. Como não há bombas para venda - as lojas e os stocks disponíveis são uma coisa verdadeiramente inqualificável - a alternativa foi consertar a bomba numa loja que trabalha em fibra de vidrio. Veremos se resulta. Hoje fomos também ao mercado no interior vende-se artesanato, no exterior vende-se frutas e legumes em muito pouca quantidade e variedade. Comprámos cebolas, batatas, ovos, alface, basílico, pimentos, bananas pequeninas e ananás ainda verde mas pouco mais havia. Fomos também ao supermercado, neste caso um chinês. Há na cidade quase uma dúzia destes supermercados, cada um mais pobre e com menos stock que o anterior. À tarde apanhámos a saída das escolas, a cidade tem pouco mais de 3 ruas, e é muito interessante ver as crianças com as suas fardas de cores variadas, os rapazes usam camisas brancas e uma espécie de pareo a servir de saia com as cores de cada uma das escolas e as raparigas saias da mesma cor e 2 tranças compridas com atilhos da cor das saias. Alguns deles e também muitos dos locais, usam uma espécie de tapete de palha enrolado à cintura ou um cinto com pendentes feitos de sisal. Tudo isto é muito curioso e com  um ar muito genuíno


TONGA – 10.06.2010
Mais um dia para tratar dos assuntos pendentes, o gerador e o computador. À noite uma Tonga Feast Nite no restaurante Aquarium acompanhada de música e de danças locais e da cerimónia da Kava. O menu era muito típico, entrada de algas com coco ralado, peixe cru, uns embrulhos com folhas de árvore atados com ráfia e que tinham dentro peixe cozinhado com leite de coco e outro corned beef (sim, o das latas!) e mais uma quantas coisas que nem sei bem o que eram. A apresentação era muito bonita, algumas coisas muito agradáveis, outras nem por isso, mas era tudo muito diferente daquilo que estamos habituados. Quanto ao canto e à dança, digamos que teve o encanto de ser muito pueril e naif. Uma verdadeira noite de festa no Reino do Tonga!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário