quarta-feira, 2 de junho de 2010

Daily Log - A Linha de Mudança de Data (LMD)

Recostem-se e preparem-se para puxar pelos neurónios, por uma vez. Quando é meio dia de Domingo no Tonga e toda a gente cumpre religiosamente a lei que obriga a não fazer nada, é exactamente a mesma hora (meio dia) em Samoa só que é Sábado (!). Isto faz algum sentido? Já ouviram falar na LMD? Se Samoa e Tonga estão em lados opostos da LMD como pode a hora ser a mesma? Não deveriam estar em fusos horárias diferentes? Na realidade olhando para o mapa verificamos que a LMD não é exactamente uma recta tendo, antes pelo contrário, umas alterações muito significativas. Na Conferência Internacional de Meridianos em1884 em Washington, foi decidido colocar uma LMD imaginária no meridiano 180º de longitude, exactamente a meio da volta ao mundo começada no meridiano de Greenwich (0º), mas também foi acordado que aquela linha não iria interferir com os usos e horas locais. Assim Fiji não quer ser dividido em dois dias diferentes, como também não é razoável que as Ilhas Aleutas estejam um dia à frente do Alaska, ao mesmo tempo o Rei do Tonga não queria estar um dia atrás dos pesos pesados do Pacífico Sul, Austrália e Nova Zelândia. Perante tantos constrangimentos a LMD foi desenhada arbitrariamente a Este do Tonga. Em 1892 para tornar as coisas mais complicadas o Rei de Samoa foi convencido a adoptar a data americana, resultando em mais uma alteração da LMD, o Tonga e Samoa estão no mesmo fuso horário só que em lados diferentes da LMD. Perceberam? Pois, eu também, mas afinal o que me interessa a mim, aqui no Thor VI é saber quando passo para o outro lado (salvo seja!) ou seja quando isto começa a descer. Sei que vou chegar ao Tonga no dia a seguir ao planeado e que, de repente passo para 13 horas a mais da hora UTC, mas ainda não passei os 180º de longitude. Sabem que mais, quando cruzar os 180º de longitude abro a garrafa que o meu amigo Rija me ofereceu e comemoro condignamente o feito, o resto são tretas. Divirtam-se.   

6 comentários:

  1. Ora aí está, mais uma lição sobre as confusões do LMD...
    Contudo, e como de horas "percebo" eu, e por isso sei da "treta", a opção da comemoração, foi mesmo a melhor para deixar os neurónios descansados...
    Abraço e continuação de boas derrotas.

    Zé Dias
    No Stress

    ResponderEliminar
  2. Hello Rui,
    sorry that your luxus crew has left. Now you have the same problems you ever had.
    Regards Tom

    ResponderEliminar
  3. Afinal como é que é?
    O Thor a navegar para Ocidente vai perder um dia de calendário? Pelos vistos não vai é ter de acertar o relógio porque a hora é a mesma!
    Um abraço e obrigado pela excelente disposição ao relatar-nos as vossas aventuras.
    João GM

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,
    Grande aventura e so descobrir e conhecer novos lugares,povos e costumes.Fico feliz por ti.Ainda bem que te decidiste pela tourne em vez do golfe e da solidao deste burgo.Continuaçao de boa viagem e que tudo corra de feiçao.
    Abraço Amigo

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui,
    Continuação de boas singraduras desse lado do mundo.

    Abraço
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui
    Confesso que fiquei baralhado com a explicação da mudança do dia de calendário.
    Até agora, essa questão das longitudes, apenas se costumavam impôr aquando da passagem de ano, já que as imagens de felizardos a festejarem o ano novo nos chegavam muito antes de nós próprios abrirmos o champanhe.
    Para aumentar a minha confusão, desde o teu post sobre o assunto deixaste de dar notícias, o que me levou a pensar:
    -Será que o Rui passou para um ano à frente ou um ano atrás, e agora vamos ter de esperar um ano até nos reencontrarmos com as suas notícias?
    Por favor, daí de onde estás, seja nas vésperas ou noutro ano, manda-nos as imagens do que vês, as emoções que te provocam, e as grandes experiências que vais colhendo, porque os teus relatos começaram a fazer parte do nosso quotidiano e ainda não há remédio para este tipo de adição.
    Ah, e perdoa-nos por não escrevermos tão assiduamente, pois como sabes, no sítio onde ficámos, pouco há para contar. Ou nada, porque as "desgraças" não contam nem se contam.
    Um grande abraço, e continua a gozar a aventura.
    Fernando Rosinha

    ResponderEliminar