segunda-feira, 28 de junho de 2010

Daily Log - Fiji 02

Savusavu já ficou para trás pois estamos já na região de Lautoka a 2ª cidade das Fiji na Vuda Point Marina uma marina bastante nova onde nos arranjaram um "espacinho" onde o Thor, teoricamente não cabia, mas coube. Desde que saímos de Savusavu passámos pela Ilha de Makogai onde, ao visitar a ilha tivemos oportunidade de uma cerimónia de "sevusevu", ou seja uma oferenda de cava (em ramo, não em pó) ao chefe da aldeia. Esta era o responsável por uma criação de bivalves e "gosta" muito de cava. Respeitosamente e como manda a tradição, lá lhe oferecemos o produto, sentados em roda no chão assistimos a uma "reza" em dialecto local que, suponho, em agradecimento do momento. Tudo feito com enorme seriedade e recolhimento !! Foi uma experiência única e que fica como um momento particular desta viagem. Depois foi uma escala em Naigani uma pequena ilha no trajecto para a área Norte de Viti Levu. Face à distância não pode ser feito de uma vez só - navegando só de dia - pelo que fomos parando pelo meio. É uma zona muito mal carteada, particularmente com as cartas C-Map - as Navionics são bastante melhores - situação que não é a primeira vez que acontece. Há uma diferença muito significativa entre umas e outras com prejuízo das C-Map que nestas zonas são francamente más. Assim a navegação tem de ser feita com muito cuidado e atenção - temos vindo a navegar junto com o Ewoyn, que tem C-Map - e que acabou por numas das "passages", bater num obstáculo que felizmente só lhe arranhou o bolbo do quilha. Eu estava muito perto dele tinha 60 metros de fundo ele teria uns 20 e de repente bateu. Estávamos à entrada da "passage" numa zona onde as marcas de balizagem desapareceram. Foi o ciclone de Fevereiro que as levou e que é responsável por quase tudo o que está mal neste mundo. Depois disto os cuidados redobraram e passei eu a ser o guia porque ele perdeu definitivamente a confiança nas cartas electrónicas que tem. E pé ante pé acabámos por chegar a Lautoka onde teríamos mais uns papeis para fazer. Entretanto recebemos a informação que a organização conseguiu transferir tudo para Mosket Couve onde nos reunimos a partir de 30Jun. Uma boa notícia porque assim evitamos perder um dia em Lautoka. É por estas e por outras que afinal, o valor da inscrição está bem justificado. Têm feito um excelente trabalho! Agora com mais tempo entrámos em Vuda Point Marina que é uma infraestrutura muito recente, mal conhecida que tem tudo o que precisamos desde um pequeno supermercado, a uma loja com coisas náuticas - substitui o cabo do enrolador da genoa, que se deteriorado - um restaurante, café, lavandaria, combustível, wifi, etc. Uma maravilha onde apenas o espaço disponível é pequeno, mas chega e esta mordomia de ter água e energia a bordo sem ter que a fazer, já não a tinha há uns meses. O gerador tem continuado a trabalhar - encontrei uma bomba no representante na Austrália mas custa uma fortuna, pelo estou procurando outra solução - e o barco no conjunto está em boas condições. Amanhã partimos para Musket Couve Resort de onde a 3 de Julho parte a próxima tirada para Vanuato. Até lá vou-me oferecer uns dias fora do barco, num resort de qualidade - dizem - e espero não estranhar a cama pois desde Novembro que só conheço a cama da minha cabine e o "suma-pau" do cockpit do Thor VI. E a Sra Armadora também merece umas pequenas mordomias. Divirtam-se, cuidem-se que nós vamos dando notícias, Beijinhos e abraços.

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