sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sta Lucia 01


Gente amiga e companheiros
Está concluída a primeira parte do nosso projecto. A primeira travessia de um Oceano está feita. E esta era marcante, não só por ser a nossa primeira vez, como também atravessar o Atlântico com o ARC, fazendo parte integrante deste acontecimento mundial da vela de cruzeiro é uma oportunidade única e um privilégio. Estamos em Sta Lúcia há pouco mais de 24 horas e tive finalmente uma noite bem dormida e "quieta" como há muito tempo não acontecia. Estou quase pronto para outra. Entretanto tenho andado a ver o blog, coisa que não posso fazer no mar e fiquei absolutamente estarrecido com o numero de amigos que se têm interessado por nós e que nos têm acompanhado. Obrigado a todos e garanto-vos que com tanta gente a "empurrar" o Thor VI anda mais! Quanto ao concurso, também não fazia ideia  que  tinha despertado tanta curiosidade, afinal era um pequeno entretém mas parabéns aos vencedores com palpites e planeamentos excelentes, particularmente com a racional da hora do almoço, apesar de pela hora local, era mais hora do pequeno almoço. Mas valeu pelo esforço!!! Parabéns ao Zé Dias e ao Bernardino pelos excelentes palpites.Quanto ao desempate, está decidido que haverá pólos para os dois, com grande prazer meu, apesar de só ter um tamanho único (paciência Zé Dias, mas 1 ano de dieta resolverá o problema).
Quanto ao Thor chegou bem, lavadinho - levou com um valente aguaceiro a poucas milhas da chegada - mas com algumas mazelas identificadas e a necessitarem de intervenção adequada. É assim:
1 - O gerador continua sem solução e por aqui (Sta Lúcia) não nos devemos safar. Já contactei com o "representante" da Fisher Panda e não é pessoa para resolver nada, manda vir peças se eu lhe disser quais. Perceberam? Estamos entendidos. Vou tentar a Martinica que é aqui a 20 milhas e recebe coisa da Europa. Aqui Sta Lúcia é mais US, medidas em pés, etc,etc!!
2 - O sistema de água já vinha a dar sinais de que algo ia mal e na véspera da chegada acabou por entupir e deixámos de ter água nas torneiras. Uns metros de tubo e o sistema de ligação dos depósitos à bomba foi substituído por inteiro e está como novo!!;
3 - Uma das baterias de serviço - AGM Óptima, série amarela apresenta uma fissura na parte superior com alteração da cor, de amarelo passou a amarelo escuro na zona da fissura e desconfio que deixou de receber carga. Problema simples se houvesse esta marca por aqui. Não há. Ainda não sei como resolver o problema. Talvez Martinica, novamente.
4 - O apoio do Piloto Automático à estrutura do barco apresenta folga. Esta situação foi descoberta quando da inspecção a bomba de combustível do gerador verificamos que a base de apoio do PA "mexia" com os movimentos do mesmo. A zona vai ter de ser reforçada senão podemos vir a ter problemas num futuro próximo. Está em execução!!
Como vêm estamos em terra há pouco mais de 24 horas e não nos tem faltado "assunto". Entre a burocracia de entrada (alfandega, emigração, etc) adaptação ao ritmo e à hora local, pôr roupa a lavar, arrumar e limpar o barco e iniciar um programa de recuperação da embarcação e descansar um "bocadito" não se pode dizer que nos tenhamos descuidado. Mas preferimos assim, primeiro resolver os problemas e depois "entrar de férias" ... se possível.
Numa próxima actualização irei fazer o ponto de situação/conclusão desta travessia de forma a que alguns dados estatísticos fiquem para "memória futura". Os nossos agradecimentos a todos aqueles que de uma forma ou outra nos felicitaram. Ficámos satisfeitos pois atingimos os nossos objectivos, mas o tempo ajudou já que foi um dos ARC com mais vento dos últimos anos e, por isso, nós conseguimos vir abaixo dos 18 dias. Foi um "prazerzinho" pessoal e vale por isso, nada mais.
Entretanto e como agora tenho acesso à net em boas condições, podem pôr questões, curiosidades ou ideias que eu possa tentar responder, satisfazer ou seguir e que possa tornar este blog mais interactivo.
E pronto por agora é tudo de Sta Lúcia com bom tempo, bastante boa disposição beijinhos e abraços, respectivamente, do Thor VI, Sta Lúcia, Rodney Bay Marina, B20

16 comentários:

  1. É com grande satisfação que acompanho quase diáriamente esta vossa aventura, não querendo ser inconveniente, apenas queria aqui deixar o meu grande apoio a toda esta vossa iniciativa que desde já o meu sincero desejo de que tudo vos corra bem quer em terra quer no mar,
    Bons ventos vos guardem e abraços. Eduardo Lampreia

    ResponderEliminar
  2. Rui...que mais posso eu fazer senão partilhar com emoção este momento contigo,e também com o António que tive o prazer de conhecer no PN. Estou muito contente por perceber que estás feliz com esta primeira experiência de uma travessia longa. Parabéns companheiro. O Thor se lhe apanha o gosto nunca mais quer outra vida, e ao que parece portou-se na maior. Quanto a mim vou continuar a seguir-te até que voltes a cruzar a barra em Cascais. Parabéns uma vez mais e desfruta o melhor que puderes esta experiência única.

    Abração
    Lobo do Rio
    PN

    ResponderEliminar
  3. Parabens Rui e Antonio pela fantastica travessia. Continuamos por ca a deliciar-nos com as vossas aventuras. Vao dando noticias.
    Miguel&Paula (Wilma)

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos a máxima de que "num barco há sempre que fazer..." está a assentar que nem uma luva, e em travessias desta natureza "um parafuso" faz diferença... Por isso "No Stress" que tudo se vai resolver a tempo e horas.
    Quanto ao concurso, sábia resolução... a dieta entrou em vigor! pelo menos nos próximos... hum...humm... vá lá 2 dias!

    Um abraço e por cá vamos aguardando notícias "frescas".

    Zé Dias
    No Stress

    ResponderEliminar
  5. Parabens a Equipa pela magnifica travessia do Atlantico.Espero que consigam resolver os problemas para poderem descansar e continuar a boa perfomance conseguida ate agora.Divirtam-se.
    Abraço Amigo
    JMAntunes

    ResponderEliminar
  6. Olá amigos, fazem falta por cá. A vida aqui não pára e não nos dá folga. Grande foto a do Thor VI em Rodney Bay. Então também tiveram direito às fotos da limha de chegada? e do "RumPunch"? publiquem lá as fotos! O Skype funciona? que tal tentarmos uma ligação ao almoço de proxima terça feira na ANL? é boa ideia?
    Um grande abraço para os dois.
    João Burguete/BRIDA

    ResponderEliminar
  7. Cumprimentos dos amigos gemeos e do Comandante Barroso Perira ,que tem acompanhado de perto a vossa fantastica viagem, com muitos ciumes por não estaremos com voçes.tudo de bom e bons mares e bons ventos.

    ResponderEliminar
  8. Palavras para quê ??? Uma só: PARABENS !!! Até me dói a alma de não estar com vocês... Boas manutenções, bom descanso e cá vou estando à espera de novas... Volta não volta vou ao Skype a ver se vos apanho!!! Um abração.

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabens pela primeira travessia atlantica. é bom saber que correu tudo muito bem, apesar da lista de "mazelas" ser extensa, mas .. faz parte. é bom que consigam solucionar os problemas rapidamente, porque , pelo calendário que têm de festas, é preciso dormir bem... durante o dia.
    Um forte abraço, aqui do frio ( agora estão 9 graus ). Paulo Umbelino

    ResponderEliminar
  10. Grandes amigos, amanhã ligamos o Skype no nosso almoço das terças feiras na ANL às 14:00h locais. Até amanhã.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns,tripulaçao com alto astral,bom barco ( pequenas reparaçoes num veleiro? não pode ser!!!! ) outras vão aparecer, que sejam sempre assim. uma pequena questão á tripulação do Thor, numa viagem desta envergadura,não seriam uteis paineis solares, gerador heólico e piloto de vento? Continuarei acompanhar vos, mais uma vez parabens.

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns aos tripulantes, abaixo dos 18 dias é mesmo bom ! Eu estou é cheio de inveja....
    sail4us

    ResponderEliminar
  13. A minha ideia era(penso eu de que)voces iam dar a volta ao mundo de barco... Isso de bater records estava fora da missao.Pelo vistos estava mesmo enganado...Fomos ao Porto uns dias e eis senao quando la´ estao eles no Barlavento do mar das Caraibas Orientais.Isso e´ que foi andar.Muitos parabens pela proeza digna de registo.
    Qanto aos vossos problemas com a embarcaçao talvez haja alguma soluçao imediata possivel:
    GERADOR e BATERIAS-o Antonio e´ engenheiro,trata disso a brincar...
    APOIO do PA-Piloto es tu ha´ mais de 40 anos:nao sejas preguiçoso,agora que ja´ ficaste vaidoso com a proeza dos menos de 18 dias.Vamos la´ a trabalhar...
    SISTEMA de AGUA-Nao e´ necessario tomarem tantos banhos...E para beberem ,ja nao ha´ vinho a bordo?Safa...Olha,comprem mais...
    Um grande abraço da ANA e do ZE MANEL.
    PARABENS.

    ResponderEliminar
  14. Continuo a seguir-vos com o maior interesse. Parabens e bons ventos! Um abraco

    ResponderEliminar
  15. O_dia_24-12-2009_está_proximo,desejo-lhes_um_Santo-Natal_e_um_2010_com_BONS-VENTOS_e_MAR-CALMO.
    Vou_ficar_à_espera_desse_POLO_especial,desde_um_ben-haja.
    BONS-VENTOS_e_MAR-CALMO
    J.BERNARDINO
    TIBARIAF-II
    Aveiro

    ResponderEliminar
  16. Pois é, uns grandes viagens outros trabalho...Tenham um Feliz Natal.

    Um abraço,
    Rui Ferreira
    Pede Vento

    ResponderEliminar