quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Curiosidades

E o Thor continua em aproximação a Sta Lucia. Nestas ultimas 24 horas mais devagar do que é habitual - fizemos 144 milhas entre as 12 horas de ontem e de hoje - devido a uma quebra acentuada do vento durante a noite, situação que já se tinha verificado noutras noites mas, na ultima foi demais. Como não montamos Spi à noite, tivemos uma noite "pachorenta"!! Pelo menos dormi sem ter receio que a cama me fugisse, do mal o menos. Mas para grandes males grandes remédios e hoje de manhã quando a tripulação se juntou decidiu montar o Spi e, desde as 11 da manhã navegamos puxados por uma vela "grande" que vai ficar lá em cima durante a noite, já que a noite está de lua cheia, o céu limpo, o mar bom e como só queremos é que isto ande para a frente e quanto mais rápido melhor ... vai de spi até fartar, até porque esta madrugada cruzamos a barreira das 1000 milhas para Sta Lucia !! Já falta pouco.
Afinal o SSB é um instrumento muito intteressante (desculpem a ignorância do macaco) pois ultimamente e com tantas experiências feitas comecei a acertar com a forma de utilizar o rádio e já consigo entender-me com aquilo. Já falo com Dom Rafael da "Rueda dos Navegantes" o que é um pedaço bem passado " por
las diez de la noche", entro na rede de controlo do ARC (ao meio dia) e falo com amigos que andam por aqui - é o caso do Frederico Blanc que no seu Voile aux vent saiu de Cabo Verde a caminho da Martinica. É muito agradável estar um pedaço na "palheta" com os amigos, quebrando um pedaço de solidão que por vezes aparece por aqui. Fiquem bem. Thor VI a cerca de 1000 milhas de Sta Lúcia, over & out.

3 comentários:

  1. De navegação e de rallys sei umas coisas, de cruzeiros e regatas oceânicas estou a zero (o ToZé pode confirmar). Tenho acompanhado diariamente a vossa prova, li umas coisas e vou mandar umas bocas.
    Optando por uma estratégia mais conservadora, vão chegar dia 10 às 23h UTC. Se conseguirem manter "a besta" em cima, se a tripulação reduzida aguentar o esforço, e se optarem por uma rota mais radical que os outros classe G (~13ºW/50ºN), podem perder ou ganhar muito. Aí aposto na chegada às 4h de 10/12.
    Bons ventos, bom mar e tudo o mais.
    Um abraço.
    Rui Brito

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  2. Só para corrigir - 13N50W (a outra era demasiado radical). E não sei se aceitam apostas multiplas. Abraço

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  3. Aqui vai o meu palpite dia 10 às 18h30!
    Bjs e bons ventos :)
    Mónica

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