sábado, 7 de novembro de 2009

Warm up

Lanzarote 07Nov09

Contrariamente ao que devia acontecer não foi possível fazer a actualização, nem os reportes de posição via rádio ou satélite. O porquê ainda não sei, mas terei de o corrigir. Também não tive muito tempo nem sossego pois este troço de Lagos a Lanzarote resultou num verdadeiro inferno. Saímos de Lagos a 03Nov pelas 23:00 com uma noite de lua cheia maravilhosa, mar calmo e sem vento e com a escolta amiga do "Arnica" dos gémeos. Daquelas noites em que apetece andar no mar. Pela madrugada as luzes da costa algarvia desapareciam no horizonte e o ritmo de cruzeiro instalou-se. Não por muito tempo porque o vento começou a levantar, a levantar e instalou-se uma ventania de respeito. As previsões davam algum vento mas o que enfrentámos foi um bocado violento (35 a 40 nós) provocando um mar bastante partido e agressivo com ondas bastante grandes e desencontradas. Foi um verdadeiro suplício, mas estou convencido que não voltaremos a enfrentar situações como as que enfrentámos nestes ultimos 3 dias, senão o ARC nunca teria o sucesso que tem. Mas pronto o warm up está feito - e que aquecimento, até ferveu - mas ainda falta o troço até Las Palmas - ainda são cerca de 100 milhas mas agora, só pelo seguro, já chega de trambolhões.
Neste primeiro grande teste o Thor, apesar dos maus tratos a que foi sujeito, saiu-se muito bem, não apresentando nenhuma maleita, já a tripulação passou por uma fase de adaptação ao ritmo e ao mar, com o António em recuperação do ombro e de problemas de figado provocados pelos anti-inflamatórios e eu por uma adaptação ao mar - e que mar - e ao ritmo de viagem. Agora em Lanzarote com o vento ainda a soprar forte, mas bem atracados na marina, vamos descansar e já tudo parece menos complicado do que nos ultimos 3 dias, mas como quem corre por gosto não cansa, vamos sair para Las Palmas logo que o vento deixe e começar a preparar a grande travessia do 1º oceanoque terá início a 22Nov09 à saida da marina de Las Palmas.

3 comentários:

  1. Caros amigos
    Aqui estou a acompanhar com toda a atenção o início da vossa aventura.
    Por causa das regatas do fim de semana passado não pude ir a Oeiras.
    O começo de uma aventura dessas é sempre complicado em termos do "amarinar", mais a mais se a meteorologia não é benigna. Já quando da volta ao mundo do Rally Expo 98, eles apanharam uma tareia até às Canárias. Nesta época do ano é normal. Espero que tenha sido a excepção e que o próximo grande salto até à "outra banda", seja mais calmo.
    Bons ventos
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  2. Hello,
    It sounds like a good training session!
    Please send us your mail address Sailmail via the SSB, once you have the problems resolved.
    Take care and sail safely.
    JAD
    PS: Please pass our regards to Mel. I hope that she is taking special care of Antonio's shoulder!

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos,

    Estou a ver que a vontade de chegar era grande .... e então, "prego a fundo".

    Grande tripulação e grande THOR VI!!!!!

    Recuperações rapidas para o António e bom descanso aos dois.

    Um grande abraço amigo e bons ventos até Las Palmas.

    Rita e Miguel

    ResponderEliminar