segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Curiosidades

Curiosidades para memória futura e para os mais aficionados nestas coisas da nautica de recreio. Ontem, Domingo (29Nov09), ao utilizar o Parasailor notámos que o Piloto Automático não conseguia aguentar o barco e inclusivé descontrolava-o. Reconhecemos a necessidade de uma afinação cujo resultado, após algumas tentativas, melhorou francamente o controlo do barco e, também, na gestão da energia pois baixamos de um consumo de 8/9 Amp/hora para os 4 Amperes o que é excelente quer pelas dificuldades que temos actualmente em fazer energia, quer para gestão futura, até porque a falta de energia afecta também a água, já que o dessalinizador que trabalha bem a 220V, tem resultados precários a 12V (é duo) já que gasta demasiados amperes para os litros que produz. Mais um detalhe a ter em conta nos dias que correm, mas a necessidade aguça o engenho, não é? E nós lá nos vamos safando!!
O resultado da utilização do Parasailor foi excelente apesar de necessitarmos de mais treino e experiência na sua utilização. Na realidade só tinhamos feito uma pequena experiência em Lisboa, sem vento nenhum e participado numa desmonstração em Las Palmas, por acaso num fantástico Hallberg Rassy 48. Em ambas as situações havia gente experiente a ajudar e muita mão de obra e ontem só haviam 2 pares de mãos e muita vontade em aprender. Apesar de algumas peripécias giras cheias de adrenalina - a operação é fácil, o subir e principalmente o descer é mais complicado - o resultado foi bastante bom e precisamos de mais treino. Mas o comportamento do barco é fantástico pois passamos de um balançar permanente a uma progressão direita, estável logo confortável e bem rápida. Hoje de manhã estavamos preparadissimos para pôr o "bicho em cima" mas um vento superior a 20 kts, ondas com + de 3 mts e um mar partido não aconselham a grandes cavalarias. De qualquer forma o barco está a fazer na casa dos 7 kts, só com genoa, que é a mareação preferencial do Moody. Acabei de fazer o ponto de situação e nas ultimas 24 horas conseguimos mais de 160 milhas. Àh grande Parasailor. Thor VI over & out

2 comentários:

  1. Com a história do Parasailor esqueci-me de "controlar" o vento. Sorry, vou já tratar do assunto. Abraço,Délio

    ResponderEliminar
  2. Bela navegação com boas médias. Mas e então de pescarias? No site da ARC verifico que há barcos a fazer belas pescarias de "dourados" e "serras"( atuns não). Como é que está o Thor?
    Um abraço
    João-Carioca

    ResponderEliminar