sábado, 11 de setembro de 2010

JSB 01

Bali, 11 de Setembro 2010
Estava convencido que a minha aventura começaria em Bali e afinal começou em Madrid, onde, numa escala de quatro horas para embarcar para aqui, só no último minuto é que soube que não me deixavam embarcar por não ter bilhete de regresso. Foram precisos muitos telefonemas para o Rui até que chegou um fax da WARC dizendo que eu embarcaria no THOR VI e que, por isso, não precisava de bilhete de regresso. Mesmo assim tive de assinar um termo de responsabilidade perante a Qatar Airways, em que suportaria o custo da viagem caso me quisessem recambiar… Depois de uma viagem de 26 horas, com escala no Qatar e Singapura, tinha um oficial da polícia à porta do avião, com um cartaz com o meu nome. Identifiquei-me convencido de que estava tudo resolvido mas afinal… O que se passou a seguir é  indescritível porque não é possível descrever três horas de conversa estúpida com três oficiais estúpidos da Imigração, que diziam “you fly in, you fly out” e quando eu dizia que ia sair num barco respondiam “that’s problem, you fly in, you fly out”. Entretanto consegui que o Rui Soares, que estava à minha espera no aeroporto, se juntasse à discussão. Dá ideia que os tipos só queriam mostrar a sua autoridade e chatear porque ao fim daquele tempo todo, de repente, lá me mandaram ir pagar os 25 dólares do visto e mandaram-nos embora mas “next time…” e eu só pensava que não haverá "next time" porque fiquei vacinado da Indonésia! A BALI  MARINA, de que tinha visto um site espampanante, é suja, cheia de lixo dentro e fora de água mas o grupo de pessoas que aqui está, tripulantes de mais 14 barcos que estão a fazer este cruzeiro, é divertido e simpático. Parecem pessoas despreocupadas, sem problemas de tempo, bem dispostos e com muitas histórias para contar e a quem me apetece juntar. Agora ficamos aqui mais dois dias, amanhã vamos fazer as compras para 8 dias de navegação até às Ilhas Cocos. A Ana deixou uma lista de compras feitas e receitas para as sopas portanto, tudo está bem organizado.  Está calor e muito húmido, mas já me vou habituando. Mas apetece-me começar a viagem. A marina é no meio do porto e não dá para fazer passeios a pé aqui à volta mas ainda hei-de ver qualquer coisa desta ilha, embora as primeiras impressões sejam péssimas: multidão, transito maluco em que cada um buzina mais que o outro e muita sujidade. Mas a sensação do tempo que tenho para gozar e de ter deixado em Portugal o Sócrates, o aumento do IVA e o raio da crise, talvez seja inconsciência, mas sabe-me muito bem.
João Sá da Bandeira (JSB)

1 comentário:

  1. Olá Rui,

    Pela "amostra" parece-me que o dedo da Patroa esteve na escolha/aceitação do novo Marinheiro, parece-me evidente que o "Diário da Patroa" vai ficar bem entregue.

    Continuação de bons ventos e marés, agora pelo Índico, votos de melhores locais de paragem e também de algumas, mais, boas pescarias.

    E o JSB que não se "preocupe" com o Sócrates, o aumento do IVA e o raio da crise", a malta por cá encarrega-se disso.

    Abraço
    Délio Padinha

    ResponderEliminar