domingo, 25 de julho de 2010

Daily Log - Mackay 01

Pronto chegámos finalmente à Marina de Mackay em 23 de Julho pelas 14H00 locais, 26 horas depois de entrarmos na "barra". Foi um pesadelo este trajecto até Mackay, como nunca tinha apanhado. Foram mais de 90 milhas com vento pela frente, entre os 25 e os 30 nós, com ondas não muito altas mas de período muito curto e metido num canal sem poder fugir para lado nenhum. O Thor batia sistematicamente contra o mar e a velocidade andou muito tempo nos 0.9 nós!!! Um martírio meus amigos, que durou uma eternidade e pôs bem à prova a nossa - e a da Patroa em particular - resistência física (já com 7 dias de mar) e psicológica (parecia que iríamos ficar ali eternamente). Foi muito duro mas que nos deixou mais fortes e capazes para estas aventuras - depois de descansarmos adequadamente. A meio da noite ainda se partiu a manilha que segura a retranca - uma cambadela incontrolada provocada por uma onda mais atravessada e com o barco sem seguimento - deu uma vela para cada lado, (a retranca ficou livre com a vela envergada e a genoa para o outro lado e o vento nos 25 nós!) e o recife ali perto. As mãos eram poucas para tanta coisa que havia a fazer e foram uns 20 minutos muito atarefados. A Ana portou-se lindamente reagindo adequadamente e seguindo à risca as instruções que lhe dava, resultado das bastantes milhas que já fizemos juntos. Controlámos a situação metemos alguma ordem naquele barco e andámos para a frente porque o destino era Mackay, mas foi muito duro e por isso eu comecei por dizer, chegámos finalmente!!!! Depois foram as "coisas" do costume com as autoridades da alfandega, emigração, "quarentaine" a serem bem exigentes mas muito profissionais. Correu tudo bem e sem demoras e cerca de 2 horas depois de entrar na marina estava a atracar no lugar atribuído e com todos os papeis em ordem e com o barco "legalizado". Bem bom! A marina é de 1º mundo com muita qualidade em tudo, no atendimento, no equipamento, no enquadramento. Já não estava habituado a este tipo de "coisas". Em contrapartida o tempo está uma miséria, o vento que nos deu cabo da cabeça nestes últimos 2 dias, continua, a temperatura está muito baixa - nos 20/22º - com a água do mar nos 18º e a ameaçar chuva. Acabaram-se as "grandes" temperaturas das ilhas paradisíacas dos mares do Sul, o Pacífico despede-se fazendo-se cobrar bem e deixando-me recordações inesquecíveis. Num dos próximos dias farei um apanhado desta enorme travessia do maior oceano com  que concluímos metade desta viagem "round the world".  Pois é o Thor VI chegou à Austrália ... e continua. Beijinhos e abraços

2 comentários:

  1. Caro Rui
    Apenas três palavras:
    SOIS UNS MARINHEIRÕES
    Novamente os meus agradecimentos por partilharem a vossa viagem e os meus parabéns por terem terminado a travessia do Pacífico. Realmente pela descrição, ele não o foi neste final. Espero que a navegação para Norte dentro da Barreira seja menos agitada. Gozem bem o continente onde os Tugas foram os primeiros europeus a chegar.
    Um abraço
    João GM (Carioca)

    ResponderEliminar
  2. Ora vivam Ana e Rui,
    É caso para dizer... descansem bem durante os próximos 30 dias(?) e depois toca a atacar a outra metade. Por cá continuamos à vossa espera.
    Abraço
    Délio Padinha

    ResponderEliminar