terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dayli Log - Esclarecimento

Para os meus amigos menos dados a estas coisas de barcos e porque me chegaram algumas preocupações devo esclarecer que: O estai real que se partiu é um cabo de aço de 19 fios com 10 mm de espessura que liga o topo do mastro à proa evitando que o mastro caia para trás e suporta também o enrolador da genoa (vela da proa). A sua ruptura implicou que a genoa ficasse inoperativa (o enrolador foi arreado e está agora deitado no convés), mas havia o risco de o mastro poder cair. Para evitar isso fixei um estai volante, ou seja que não está sempre montado, que segurou o mastro para a frente e fixei duas adriças (cabos que vêm do topo do mastro) a reforçar a posição do mastro. Como a mareação que estamos a fazer é com ventos a "empurrar", as forças que se fazem sentir no mastro são para a frente, portanto no "bom" sentido. Desde ontem de manhã que temos o parasailor içado, o que dá um bom andamento (fizemos quase 160 milhas em 24 horas), o barco está bem equilibrado e agora é só andar para a frente. Quanto à razão para um cabo de aço de 10 mm se ter partido numa fase em que não estava em esforço é um assunto a tratar mais tarde quando for possível analisar todos os componentes. Por agora está tudo bem e a progredir porque o Brasil é já ali. Cuidem-se

1 comentário:

  1. Rui,

    Continuação de óptimas singraduras mesmo sem estai real :-)
    o estai volante não só ajuda em situações de mau tempo evitando a força em excesso no estai real como o substitui.

    abraço para THOR VI

    Carlos Silva

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