quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dayli Log - Atl S 12

O dia amanheceu nubloso e com alguns pingos (grossos) de chuva. Mas a meio da manhã a ilha de Sta Helena surgiu no horizonte encarapuçada por um monte de nuvens. Estávamos a cerca de 25 milhas com pouco vento e o tempo a clarear. Eram 15:02 hora local (e de Lisboa) quando o Thor VI cruzou a linha de chegada em Sta Helena dirigindo-se de seguida para uma zona de bóias frente a Jameson capital de Sta Helena. Uma melhoria significativa em relação ao ultimo ARC, pois agora existem 20 poitas não sendo necessário fundear. Pelo menos para nós foi uma agradável surpresa e um descanso, pois o guincho do ferro ainda é o mesmo! Sta Helena é uma ilha vulcânica com 9 milhas de comprimento e 5 de largura, com densas florestas no interior e costas escarpadas e muito agrestes. Situa-se numa zona tropical mas tem um clima temperado face aos alísios e correntes frias que a circundam. Foram estes ventos que ainda hoje aqui trazem tantos navegadores que um português, o Almirante João da Nova em 21 de Maio de 1502 achou esta ilha e que lhe deu o nome por nessa data ser o aniversário de Sta Helena mãe do Imperador Constantino. Se até aí a ilha não era habitada, as boas condições climatéricas, a abundância de água e árvores de fruto e fundamentalmente os ventos favoráveis tornaram-na num local preferencial de passagem. Em 1659 foi aqui estabelecida uma colónia inglesa pelo Cap. John Dutton com o beneplácito de Oliver Cromwell passando a ser desde então uma colónia britânica, famosa por ter sido aqui que Napoleão acabou os seus dias mas também como prisão politica do Império Britânico tendo por aqui passado africanos Zulus e Boers. Hoje Sta Helena terá cerca de 5000 habitantes, não tem aeroporto, nem porto, não tem rede de telemóveis, não tem ATM´s e não tem quase nada de coisa nenhuma. Foi com esta sensação que ficámos numa pequena incursão que fizemos - de repente andámos 50 anos para trás - confirmando também que os preços são em libras e bastante altos. Jantámos num restaurante (ou parecido) e regressámos ao barco - o ferry boat, ou seja um pequeno outboard, que faz o transporte para o barco custa 1,5 libras/pessoa - tendo entretanto apalavrado o reabastecimento de combustível e água para 6ª feira de manhã, com preços de "ouro". E se tudo correr bem 6ª feira no início da tarde partimos rumo a Salvador e Sta Helena fica no curriculum como mais um local fantástico" por onde passei. De Sta Helena Thor VI over and out.

1 comentário:

  1. Parabéns Rui (e António Vasques Osório)!
    Bem me parecia que agora ia ser um instante - há pouco estavas lá em baixo, agora já vais quase a meio, não tarda estás no Brasil... E a avaliar pelo que fui vendo no Google Earth, deves ter ficado muito bem classificado nesta perna se é que não a ganhaste.
    Boa estadia aí e uma óptima tirada até Salvador!
    Abraços nossos,
    Luís e Manuela Adão
    (continuamos, ainda, no "versus")

    ResponderEliminar