domingo, 16 de janeiro de 2011

AVO 01 - As primeiras 1000 milhas

O prometido é devido. O António Vasques Osório (AVO) tem aqui a sua primeira participação neste blog, enquadrada nas primeiras mil milhas a bordo do Thor. É meu privilégio poder contar com estas participações que, estou seguro, enriquecem as narrativas desta viagem. Espero que gostem. Diz ele:

"E enfim, o Thor VI voltou ao Atlântico. E com ele voltei eu. Primeiro, o encontro em Cape Town com o skipper, o Rui Évora Soares, companheiro e camarada de há longa data e de outras andanças, que de imediato me foi apresentando a outras tripulações e me inteirou dos preparativos em curso, envolvendo o aprontamento do Thor para a próxima tirada. A saída para Hout Bay em dia calmo e limpo, em que tive a ocasião de rever a maravilhosa paisagem da Table Mountain e dos Doze Apóstolos, curiosa sequência de montes que acompanham o litoral entre Cape Town e Hout Bay. Recordei a minha anterior passagem no WARC de 97 antes da Expo98 a bordo do Atlantis II do Luis Rangel. Em Hout Bay começou a azáfama da partida - reabastecer, ida ao supermercado local, formalidades legais e pronto, aí vamos nós. Para mim, afastado destas lides há já bastante tempo, a primeira fase destas já ultrapassadas mil milhas do Thor não foi muito fácil, pois implicou o conhecimento do barco e sobretudo da sua arrumação. O Rui dotou a nave com excelente equipamento e as manobras e actividades correntes estão sendo afinadas. Os primeiros dias, aproveitando a corrente fria de Benguela e com ventos e mar de feição, deram boas singraduras e agora, com aragens mais bonançosas, lá vamos com o "parasailor" em cima, que teve ontem a sua primeira saída nocturna. Uma beleza. Dois pontos merecem uma menção. A primeira, o forte empenho do Rui neste projecto e, porque não, aventura, em que tenho apreciado a forma detalhada como efectua todas as operações e o seu perfeito entrosamento com todos os outros participantes, dos quais merece reconhecimento e respeito. A outra, refere-se ao restaurante Plano Inclinado, se bem me entendem. No que se refere à culinária, sempre fui mais de consumir do que de confeccionar. Mas agora, "inclinado", estou a tentar fazer o meu melhor para manter a qualidade, pois que isto de andar no mar, exige estômago bem aconchegado. E pronto, lá vamos a caminho de Sta Helena,no Atlântico azul-cobalto (igual ao dos Açores), ver como é que os "bifes" deram cabo do "Corso". Depois conto. Se cuidem. Abração para todo o mundo. Tozé

1 comentário:

  1. Os meus parabéns ao novo tripulante do Thor VI por partilhar as suas impressões de viagem. Certamente recordará momentos inesquecíveis dessa WARC 97/98.
    Um abraço
    João GM

    ResponderEliminar