quarta-feira, 10 de novembro de 2010

JSB 04

Foram só 5.000 milhas, mas, para mim, 5.000 milhas são mesmo muitas milhas !!! Chegados à África do Sul, deixo para trás o Oceano Índico e dois meses de uma experiencia única. Pelos relatos que me foram feitos pelo Rui e pelas tripulações de outros barcos, a travessia do Índico foi a etapa mais difícil e complicada desde que começou este WordArc. Saímos das Cocos Islands sob a ameaça de “gales” e fortes depressões desviando a nossa rota para sul, navegámos oito dias seguidos com ventos constantes a rondar e a passar os 30 nós, cavalgámos ondas que faziam desaparecer o horizonte, apanhámos, na última etapa, correntes contrárias que nos fizeram andar a passo de caracol, sofremos com previsões quase catastróficas das condições que iríamos enfrentar. Para mim, contudo, e por incrível que pareça, foi uma aventura que decorreu com alguma tranquilidade. E a explicação é simples: o Thor VI é um barco bem equipado, compacto, forte e fiável e o Rui Soares é um Skipper seguro que inspira confiança. Tivémos também momentos de descanso e lazer e a oportunidade de conhecer novas terras e novas gentes com as paragens na Maurícia e na Reunião. Tenho pena de não continuar e, sendo a primeira vez que ponho os pés em África, custa-me não poder aproveitar para ver alguma coisa das tantas que esta terra tem para mostrar. Mas, a vida continua e tenho que voltar à minha actividade profissional. No entanto, saio daqui com forças renovadas, com a certeza de ter aprendido muito sobre navegação, vela e mar e ... estou pronto para outra. E até me parece que, quando chegar a Lisboa, a crise já terá passado e os impostos terão baixado.

1 comentário:

  1. Olá Rui,

    É bonito saber da evidente satisfação, da vontade em repetir a experiência, etc., que o JSB manifesta, deste lado sente-se que deve ter sido um companheirão daí, desculpa que te diga, achar "indecente" que o tenhas embebedado ao ponto de ele pensar que chega aqui e "... a crise já passou, os impostos terão baixado."!!!

    Bom descanso, um "pulo" fácil até Cape Town e cá te espero dentro de dias.

    Abraço
    Délio Padinha

    P.S. Por favor diz ao JSB que não me leve a mal, não nos conhecemos mas é claro que um "contacto" tão permanente através deste blog acaba por criar uma natural proximidade.

    ResponderEliminar