quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dayli Log-Reunion/Richard Bay 05

Cerca de 150 milhas em 24 horas foi o resultado das acelerações durante o dia de ontem. E não foram mais porque no "chat" das 21 horas (trocamos informações às 9 e às 21 horas diariamente em SSB) o previsor privado do Lady Lisa (quem pode pode) transmitiu-lhe um "gales warning" (aviso de vento muito forte, para os menos entendidos nestas coisas) para a noite e numa área onde nós iamos entrar daí a 2 horas. Perante estas informação decidimos reduzir o pano para o mínimo o que trouxe o andamento do barco para pouco mais de 4 nós e aguentar. Na realidade o vento andou toda a noite entre os 28 e os 35 nós mas não mais do que isso e isto apanhámos durante vários dias na travessia para as Maurícias. Durante a madrugada perguntei a um tanker que passou perto (é muito intenso o trafego nesta zona, o AIS não descansa) se havia algum "gale warning" pois, não havia e o resultado foi termos andado muito pouco durante a noite e termos sido massacrados por um mar grosso provocado pelo vento. Foi mais uma "noite fantástica"! De manhã retomámos a normalidade aproveitando o vento acima dos 20 nós e voltámos a andar depressinha até aos 45E onde como estava previsto o vento caiu para os 12/15 nós e o mar acalmou,finalmente. As previsões apontam para que estes parâmetros se mantenham durante os próximos dias sendo que há uma frente fria que no Sábado vai estar a 100 milhas de Richard Bay com ventos e ondas fortes na zona da corrente das agulhas e, ninguém de bom senso se mete numa área destas. Nós devemos lá chegar na 2º Feira em sossego espero eu e atracar em Richard Bay na 3º Feira. Fiquem bem.