terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dayli Log - Reunion/Richard Bay 10

Eram 08:55 hora do barco (06:55 locais e 04:55 em Lisboa) quando o Thor cruzou a linha de chegada no fim de mais uma "noite fantástica" e de um dos troços mais complicados que enfrentámos até agora. Ontem depois de enviar o post e como prevíramos o vento foi aumentando progressivamente e cerca das 9 da noite tínhamos 35/37 nós de vento e um mar muito grosso. Até à 01:30 da manhã foi sempre a aviar com o barco a fazer acima dos 8.5/9 nós numa luta desenfreada com o mar. Esta é sempre uma situação complicada e apesar de termos passado por isto por mais que uma vez é sempre com muito respeito que tenho de enfrentar esta situação. 35 nós de vento é muito vento mas tenho de repetir aquilo que julgo já aqui disse, o Moody é um grande barco! Depois da 01:30 o vento repentinamente acalmou para os 25 nós e apesar do ainda ter continuado "trapalhão" o pior já tinha passado e tínhamos ultrapassado mais um grande desafio. Até de manhã foi assim num andamento rapidinho até meia dúzia de milhas da chegada onde o vento se "apagou" completamente e foi a passo de caracol que terminamos esta etapa e praticamente nos despedimos do Indico. Ainda falta chegar a Cape Town mas é em "free cruising", quando quisermos e como quisermos. Afinal e numa nota final as piores previsões do australiano não se confirmaram e a única coisa que conseguiu foi dar-me cabo da cabeça durante todo o troço com faz e desfaz planeamento. O João despediu-se em beleza com mais uma noite fantástica regressando a Lisboa depois de amanhã já que os dois meses de que dispunha já se foram. Brevemente teremos aqui as suas impressões desta aventura. Foi um bom companheiro! 

4 comentários:

  1. Gostei bem de saber que mais uma vez chegaram em segurança. Compreendo bem o que o Rui diz sobre o Thor VI. O Moody não é um barco de regata, mas quando entra "pancadaria" a qualidade de construção e o desenho do casco vêm dar muito conforto.
    Um abraço e boa estadia por África.
    João GM (Carioca)

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Grande aventura ! e quase estás de novo no meridiano de Lisboa. Foi pena não teres passado por Moçambique, a minha terra. Infelizmente a antiga Lourenço Marques não tem marinas em condições e as que tem estão açoreadas, pelo que vi em Dezembro do ano passado.

    1 abraço,
    PGP
    Veleiro Salis

    ResponderEliminar
  3. Amigo Rui

    Parabéns,mais uma meta cumprida,é bom saber que equipa está à em grande forma.
    Estou hà espera, dum almoço para ouvir ao vivo essas aventuras.
    Um abraço

    Zé Mascarenhas

    PS
    Apresento os sentidos sentimentos á Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui,

    Só para dizer que gosto muito mais deste layout que do anterior.
    Em vez de um antiquado barbudo com uma imperial ainda que historicamente conhecido por Thor ou Tor, entre outros vários nomes (em nórdico antigo: Þórr, em inglês antigo: Þunor, em alto alemão antigo: Donar), o verdadeiro Thor e as excelentes tripulações, todos vencedores dos mares e dos ventos, e que está prestes a começar a última etapa da grande aventura.
    Lagos está já a preparar-se para o grande dia.

    Tudo a correr bem, cuida-te.

    Abraço
    Délio Padinha

    ResponderEliminar