sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dayli Log - RSA 04

Partimos de Durban na 4ª feira cerca das 14:00 num dia chuvoso e logo que o Noroeste rodou, ou parecia ter rodado dentro do porto, pois quando chegámos cá fora ainda não tinha rodado e com o mar também pela frente, começou a "porrada". E foi pancadaria até meio da noite pois tinhamos de chegar à batimétrica dos 200 metros onde deveriamos encontrar a "agulhas current". Quando a encontrámos era fraquinha, mas pelo menos abrimos do vento e do mar e as coisas acalmaram e foi assim até de manhã. Quando o sol nasceu, por pouco tempo pois as nuvens carregaram, o vento rodou para Nordeste, como previsto, e começou a refrescar. A meio do dia já andava pelos 25 nós e durante a tarde estabilizou nos 35/40 nós. Tudo isto estava previsto, talvez com menos intensidade no vento, e era uma situação para durar até meio da noite acalmando depois. E assim foi, mas aguentar este vento e o mar que ele provocou foi mais um "dia fantástico" e, como se isso não fosse bastante, a meio da tarde, no seguimento de uma "surfadela" de algumas centenas de metros, a genoa - no 3º rizo - vazou e quando encheu "explodiu" literalmente tendo-se transformado num monte de trapos. Mais de 25.000 milhas, 40 nós de vento e mar grosso devem explicar o sucedido! Arranquei o motor e, como um mal nunca vem só, o impeller "deu o berro" com o ruido caracteristico de um escape molhado a trabalhar em seco. Ou seja de um momento para o outro tenho a genoa rasgada, o motor parado sem arrefecimento, vento com 40 nós e vagas de assustar! O meu parceiro nem percebia o que se estava a passar. A grande experiência que diz ter deve ser em barcos nalguma feira popular - não sabia o que era um impeller - mas é um tipo divertido. Mas 10 minutos depois a genoa, ou que resta dela, estava enrolada, o impeller substituido, o motor a trabalhar e nós a prosseguir o nosso caminho. A calma reinstalou-se. Entretanto durante quase todo o dia fomos acompanhádos por centenas de golfinhos - nunca tinha visto tantos - e traziam com eles um "display team" que nos brindou com um espectáculo magnifico de saltos acrobáticos. Um espanto! Depois com a noite o vento foi acalmando e o mar também e hoje estamos com um sol magnífico a cerca de 30 milhas de Port Elizabeth com destino Cape Town - temos uma boa previsão meteo - onde estimamos chegar na 2º feira durante a tarde. Eu bem tinha palpitado que este troço nos iria dar água pela barba. Da costa Este da África do Sul Thor VI over and out.

2 comentários:

  1. Estava a começar a ficar preocupado. Há três dias que não havia notícias. Para além disso, no Google Earth davam o Thor ainda em Durban quando um log de um outro barco dizia que o Thor ia com eles!
    Esse troço de costa não é fácil, tal como sabemos dos relatos do séc. XVI.
    Espero que na Cidade do Cabo haja as maiores velarias da Áf. do Sul para reparar a genoa "Martins".
    Boas entradas no ATLÂNTICO.
    João GM (Carioca)

    ResponderEliminar
  2. Hi Skipper,
    Se estás a passar as tormentas antes do cabo (Cape Town) é de crer, e de desejar, que encontres o dito das Tormentas agora como o da Boa Esperança. Mais que não seja pelo concretizar das tão desejadas férias.
    Votos de melhores ventos e marés nas próximas milhas.
    Abraço
    Délio Padinha

    ResponderEliminar