quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dayli Log - Free Cruising

Estamos na Marina de Townsville onde chegámos hoje 05Ago pela manhã bem cedo. Desde que saímos de Mackay passámos por Hamilton que tem uma marina bastante boa, aliás toda aquela área é um mimo de mordomias. Um local onde o turismo é bem tratado, com tudo o que é necessário - uma marina excelente, um campo de golfe, um aeroporto que "leva" com 737, uma ilha inteira dedicada ao "dolce farniente" de alta qualidade e com os preços a "condizer"!!. Depois fomos passar uma noite calma na Cid Island, o oposto da anterior com um sossego absoluto e onde uns peixes "saltitões" nos quiseram brindar com um numero extra de acrobacias, a meio da noite. Um espectáculo, mas o "diário da patroa" trata melhor dos detalhes. Na manhã seguinte saímos de Cid e, a pedido da "Patroa" fomos a Airlie Beach que é assim como um centro turístico bem arranjado. Eu também sabia que havia uma marina onde tinham exigido um seguro de 10 milhões de Aussie dólares, ao Ariane e queria perceber o que se passava. Pois contactei a marina, por telefone a pedido deles, disse ao que ia, pediram-me os dados todos do barco, muita simpatia, muito blablabla e no fim e por fim, o tal requisito do seguro. Ainda trocámos uns "galhardetes" mas era assim!! No entanto e frente ao Withsunday Yacht Sailing Club haviam umas bóias mesmo a geito, o Clube disponibiliza uma doca para dinghy e um belo restaurante e estava o assunto resolvido. Airlie Beach é um lugar de férias como tantos outros, de boa qualidade mas nada de novo. No dia seguinte saímos cedinho rumo a Bowen onde há uma marina, pequenina de gente simpática e onde a maré é importante pois com a a maré baixa o Thor não entra. Por isso no dia seguinte tivemos de sair com a maré o que deu uma alvorada às 05:45 com destino a Upstart Cape, a meio caminho do nosso destino que era Townsville. Chegámos às 14:00 fundeámos e descansámos durante a tarde e depois de jantar levantámos ferro e prosseguimos de forma a chegarmos a Townsville já de dia e mais uma vez a fazer contas à maré. E aqui o Thor deverá ter deixado na lama do fundo um traço da sua passagem pois pelas indicações da sonda fizemos a entrada na mariana a "roçar" no fundo. Mas entrámos, receberam-nos muito bem, descansámos e amanhã cedinho, porque a maré obriga, partimos para mais uma "directa" com destino a Cairnes onde planeamos chegar a 07Ago. ao fim da manhã. O Free Cruising pela Grande Barreira de Coral é realmente uma experiência única e ter oportunidade de por aqui andar é um privilégio. Beijinhos e abraços