terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Austrália está a acabar ...

É verdade, desde que entrámos em Mackay fizemos cerca de 1800 milhas subindo toda a grande Barreira de Coral até Thursday Island e depois até Darwin. Foi um "free cruising" fantástico cheio de coisa bonitas, sítios interessantes e civilizados - Cairnes, Hamilton ou Airlie Beach das Whitsunday Islands - ou menos publicitados - Bowen, Towsvile - ou quase desérticos - Night Island, Escape River - mas muito exigentes em termos de atenção e cuidado na navegação e comportamento. O controlo pelas autoridades sobre tudo o que fazemos é impressionantemente discreto. Os meios aéreos e navais controlam tudo e interrogam-nos com frequência, os "customs" e os "quarentine" são de um  profissionalismo e rigor extremo, mas com educação e simpatia. Afinal entrar e sair da Austrália foi fácil e sem história contrariando tantas "estórias" mal contadas. Foi uma experiência extraordinária que vai desde o "jantar dos McDonald" aos "crocodilos saltadores" do "primeiro mundo" das whitsundays ao terceiro das terras do Norte, da civilização  "branca" à não integração aborígene e que nos deixa um sabor a pouco mas, a vida continua e vamos ter de começar a segunda parte desta aventura e, é o sentimento de todos, vamos iniciar o regresso a casa. Vem aí o Indico, a África do Sul, o Brasil, as Caraíbas, uff afinal ainda falta "muito assunto". Mas para já a Austrália vai ficar para trás (o continente porque Cocos ainda é Austrália) partimos amanhã (01Set) Indico fora, para Bali, são mais umas 900 milhas, devendo chegar lá para 08/09 de Setembro. Meus amigos a Austrália já era, agora vamos iniciar o regresso a casa e um dia destes estamos aí. Cuidem-se.

2 comentários:

  1. Caro Rui
    Já vão no 3º oceano e também meia volta à terra já lá vai. É um prazer ler sobre lugares onde nunca irei e viver através de vós o quanto gostaria de por aí andar.
    A descontração com que fala de umas 1800 milhazitas Austrália acima por locais de navegação difíceis, deixa-me a pensar que uma viagem dessas deixa um marujo com um traquejo de todo o tamanho. Pode-se considerar mesmo um "doutoramento" em assuntos de vela oceânica.
    Pena não passarem pele terra dos Mauberes mas como diz, é a vida!
    Um grande abraço e bons ventos
    João GM (Carioca)

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros,
    E pensava eu, tu assim o disseste(??), que a Austrália era para um mês ou mais de descanso?!. Mas não, continuaram a "pedalar" como se tivessem no início!! Valentes marinheiros.
    Então se a primeira metade está feita e já estão virados para este rectângulozito vou começar a apontar os binoculos a ver se, um dia destes, vejo o Thor VI aí ao virar da "esquina" do Atlântico, que já parece tão perto.
    Grande abraço e cuidem-se.

    ResponderEliminar