domingo, 29 de agosto de 2010

Uma espécie de diário da Patroa - 23

AUSTRÁLIA – 26.08.2010
Darwin é a capital do Northern Territory, o estado do nordeste australiano ( a propósito, os relógios aqui atrasaram ½ hora, ou seja, já "só" há uma diferença de 8,5 horas em relação a Portugal). A cidade tem actualmente cerca de 100.000 habitantes e depois de severamente bombardeada durante a 2ª Guerra e da devastação quase total sofrida com o ciclone de 1974, Darwin é agora uma cidade nova, moderna e em grande crescimento. O centro da cidade é muito agradável com muitos edifícios reabilitados, o comércio é elegante com bares esplanadas e restaurantes por todo o lado, todos eles com bastante movimento. Vê-se que o  turismo é uma actividade importante pela quantidade de hotéis, agências de tours e lojas de souvenirs existentes, assim como é a actividade da pesca. Mas Dawin espalha-se por uma grande área, tem grandes bairros residenciais com belas casas rodeadas de muitas árvores, sobretudo palmeiras de variadas espécies, tem parques de enormes dimensões e aproveitou bem a sua exposição ao mar (Darwin é banhada pelo Mar de Timor) com uma grande marginal. Depois parece tudo bem organizado, funcionando sem stress, talvez porque a temperatura e a humidade sejam muito elevadas todo o ano e não aconselhem grandes correrias, mas há movimento sem ser em demasia e a cidade parece tranquila. O dia esteve quentíssimo e com um elevado teor de humidade pelo que não apetece fazer muita coisa. Felizmente a temperatura à noite baixa para níveis agradáveis para se estar na rua, embora insuficientes para baixar a temperatura no interior do Thor (como não temos ar condicionado já comprámos mais uma ventoinha!!). Ao fim da tarde fomos até ao Mindil Beach Market, uma das atracções que acontecem todas as 5ªs feiras e domingos das 17h às 22h. É basicamente um mercado de rua com tendas de souvenirs e artesanato e com mais de 150 tendas e roulottes de comida, sobretudo asiática e onde as pessoas se passeiam, compram comida e se espalham pelo chão a comer e a assistir a espectáculos de música ou de artistas diversos. Ao pôr do sol toda a gente vai para a praia assistir ao espectáculo e depois a festa continua. E estavam ali milhares de pessoas! Uma das originalidades locais!!

AUSTRÁLIA – 27.08.2010
Concentração às 7h30 na entrada da Marina para o Tour ao Litchfield National Park que fica a 110 Km de Darwin. As atracções são os montes construídos pelas térmitas, pela quantidade e a enorme altura que atingem – numa determinada zona eram tantos e todos com a mesma orientação que pareciam campas num cemitério – , as quedas de água e as piscinas que formam onde se pode tomar banho (o Pepe do Kalliope chama-lhes “ uns charquitos”) e a floresta existente onde, no seu interior, a temperatura é mais baixa e, portanto, onde se está bem melhor. De animais ainda vimos um cassuar a fugir na estrada, 2 pequenos wallies e imensos morcegos para além de muitas aves. O almoço foi comprado numa roulotte e comido numa espécie de parque das merendas, ao sol e se este estava forte!! Para compensar, o jantar foram camarões no restaurante Christo’s na Marina, um restaurante grego cuja especialidade é peixe e até tem sardinhas grelhadas (3 sardinhas). 

4 comentários:

  1. Caros navegantes
    Não sei qual o programa do Thor mas gostava de vos dizer que a Sagres vai estar por estes dias em Timor. Passam lá também, ou vão directo a Bali por deveres do Rally?
    Um abraço e continuação de boa navegação
    João GM (Carioca)

    ResponderEliminar
  2. Senhor Rui e Patroa hahahah.pela informação que vejo na nete a Sagres deve de chegar a Díli Timor leste entre os dias 14 ou 15 de Setembro,Seria um momento muito importante para o THOR e sua tripulação,de Darwin a Timor são cerca de 450 milhas.Força, e bons Ventos.Luis Marques na costa da caparica

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente meus caros amigos, temos um programa para cumprir e esse passa por sair de Darwin a 01 Set. para Bali onde devemos chegar a 8/9 Set. e sair para Cocos Island a 13 de forma a atravessar o Indico antes da monção e chegar à África do Sul sem problemas. Fica para outra altura.

    ResponderEliminar
  4. Senhor Rui e patroa,hahahah pela vossa informação de datas chegar a Bali no dia 9 de setembro,seria possivel fazer um contacto via radio com a sagres pois ela navega no mar das molucas equando o THOR estiver em bali ou proximo devem de estar afastados cerca de 140 milhas nauticas.Abraço do Luis Marques na costa da caparica

    ResponderEliminar