segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dayli Log - Brs 05

Fomos passar o fim de semana fora do barco e fora de Salvador. Fomos para o Morro de São Paul localizado num arquipélago, é uma pequena vila com praias paradisíacas cheias de coqueiros,  águas puras e cristalinas e povoado por pessoas simpáticas e hospitaleiras. Aqui só se pode chegar de barco – cerca de 3 horas de catamaran desde Salvador -  ou avião – táxi aéreo - já que não há carros mas há “ táxi” que são carrinhos de mão que os elementos da “Associação dos Transportadores do Morro de São Paulo” usam para transportar as nossas bagagens do cais de chegada dos barcos até às diferentes pousadas.  No Morro tudo pode ser alcançado à pé e com pouco tempo de caminhada, onde “quase” não há poluição, nem o barulho de buzinas (mas há alguns aparelhos de som dispensáveis) e sem o stress das grandes cidades. É uma  vila pequena e aconchegante com um charme único sendo um lugar quase perfeito para relaxar, descansar e renovar as energias mas, ao mesmo tempo cheia  de vida, colorida e vibrante.  A rua Caminho da Praia -  como o seu nome indica, é a rua que leva às principais praias - e a praça Aureliano Lima compõem a parte principal da vila sendo aqui o ponto de encontro à noite, onde todo mundo vai "para ver e ser visto”. Nesta rua, os bares, restaurantes e lojinhas são porta sim porta sim e à noite ainda têm a companhia de coloridas barracas de “caipifruta”, sendo impressionante a imaginação desta gente para fazer as mais diversas bebidas com frutas tropicais.
Chegámos na 6ª feiras instalámo-nos numa pousada-fazenda fora do bulicio do centro da vila. No Sábado  fizemos uma volta à ilha de Tinharé que incluiu uma paragem na piscina natural de Garapuá (cerca de 30º no ar e 28º no mar, um paraíso), um almoço na praia de Cueira – no Guido´s cuja especialidade é um petisco de lagosta – a visita da ilha de Boipeba e ao Convento de Santo Antonio na ilha de Cairu a segunda cidade mais antiga do Brasil depois de Porto Seguro. Cairu é o único município-arquipélago brasileiro (formado por 26 ilhas), foi criado em 1608 com o nome de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Um local cheio de história e cultura portuguesa. No Domingo regressámos a Salvador ao fim da tarde com as baterias carregadas e cheio de esperança na resolução os problemas pendentes. Neste momento somos o único barco da frota WARC aqui em Salvador , o Destiny saiu hoje de manhã, e o Recife espera-nos.  Espero que o texto esteja de acordo com o acordo. Oi galera se cuida viu.

4 comentários:

  1. caro Rui em S.Salvador esta um senhor velejador que deu 4 voltas ao mundo brasileiro de nome ALEX BELOV.grande amigo de velejador Genuino madruga dos açores .Alex Belov na africa do sul prestou grande ajuda a genuino madruga quando ele chegou a africa do sul sem mastro ..por cá sou luis marques na costa da caparica onde as ondas do mar são mais azuiz

    ResponderEliminar
  2. Tenho acompanhado o blog há alguns meses.
    Sou velejador desde miúdo e encantam-me as viagens.
    Trabalho numa empresa que está a instalar a sinalização do Metro de Salvador e por razões profissionais desloco-me para Salvador no próximo dia 15.
    Se puder ser útil não hesite.

    miguelmlopes@hotmail.com

    http://picatomike.blogspot.com/

    Bons Ventos!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Rui - pelo Google Earth, vejo que largaste de S. Salvador e que já fizeste cerca de 1/4 da perna!
    Votos de um resto de viagem rápida com ventos e mar favoráveis!
    "ALLEGRO"

    ResponderEliminar
  4. Já está!
    Um abraço de parabéns!
    "ALLEGRO"

    ResponderEliminar