terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma espécie de diário da Patroa - 06

BORA BORA – 15.05.2010
Depois de comprar pão num pequeno “lugar” aqui ao pé do Yacht Club, levantámos ferro e rumámos ao Sul de Bora Bora. O destino era um local que nos tinha sido recomendado pelo Kalliope para se fazer snorkelling. Fundeámos em frente ao Hilton, numa zona baixa e a cor das águas, era uma vez mais deslumbrante. O fundo de areia e corais e a água de um azul intenso e logo ali ao pé verde, azul turquesa e sei lá que mais. E sempre de uma transparência impressionante. Depois lá fomos de dinghy à procura da tal zona recomendada e o espectáculo, de peixes e corais, foi inesquecível. O Eduardo ia-nos dizendo o nome dos peixes e falando dos corais. Conclusão: só por este espectáculo a viagem até aqui valeu a pena! Entretanto e como o vento tinha aumentado de intensidade procurámos um local mais abrigado para fundear. A ideia era irmos jantar ao Blood Mary pelo que nos amarrámos numa das bóias existentes na baía frente ao Restaurante. Só que próximo da hora de jantar começou a chover e a fazer um vento, ou antes umas rajadas fortes, que se prolongaram por toda a noite e, assim, o jantar foi a bordo do Thor.

BORA BORA – 16.05.2010
De manhã as rajadas fortes de vento ainda persistiam pelo que voltámos à baía do Bora Bora Yacht Club que é muito mais abrigada. Hoje era o dia da partida para a próxima “leg” – Bora Bora, Swarrow, Nuie, Tonga - do 1º grupo de barcos. Partiram 6 barcos e os restante, onde nos incluímos, partem na 4ª feira, 19 de Maio. É domingo e, como tal, está quase tudo fechado nesta ilha e por isso não descobrimos nenhum restaurante aberto para ir almoçar. Mas ao fim da tarde e seguindo a sugestão dos donos do Yacht Club, foi feita uma reserva para o jantar no Bora Kaina Hut. Um restaurante muito original: fica numa praia,  é constituído por palhotas de madeira com o tecto forrado a folhas de palmeira, o chão em areia de coral, muitas árvores no interior, e uma decoração com motivos da Polinésia. E até assegura o transporte de ida e volta em taxis contratados para o efeito. A comida era muito agradável e original, comemos mahi mahi, um peixe local e lagosta com carne de vaca e, como entrada, gnochis feitos com uma fruta local chamada fruta pão. Foi caro, mas valeu pela experiência!

BORA BORA – 17.05.2010
O dia da partida aproxima-se e é preciso começar a fazer os prepartivos para a largada. Assim, hoje fomos fazer o abastecimento de combustível à bomba da Total existente na ilha e depois fomos de barco explorar a parte Norte da ilha até onde foi possível a navegação. A floresta é, nesta ilha, menos densa que nas outras ilhas por onde andámos, mas a lagoa que a circunda tem uma enorme riqueza de cores, de peixes e de corais. Nos motus que a rodeiam estão situados os inúmeros resorts de luxo  com os bungalows em cima de água que são a imagem de marca da polinésia francesa em termos turísticos. Durante a tarde aconteceria no Yacht Club a animação social que já tinha havido para o 1º grupo: a corrida de dinghys e o barbeque para o qual nos era pedida uma salada. Este 2º grupo inclui muito mais barcos pelo que o social foi mais intenso. A noite estava uma vez mais muito agradável e agora já temos a companhia da lua que está em Quarto Crescente e se apresenta como um C - no hemisfério sul a lua não é mentirosa como no hemisfério norte. Beijinhos

1 comentário:

  1. Estas crónicas davam para um livro. Fica a sugestão...
    Isso deve ser um espectáculo. Continue a divertir-se e boa navegação.
    Um Beijo

    Sérgio Sousa

    ResponderEliminar