sábado, 29 de maio de 2010

Daily Log - Suwarrow 05

Estamos com cerca de 48 horas de viagem no trajecto para Niue. Saímos de Suwarrow ás 10H45 de 5ª Feira depois de uma noite de grande ventania. Conseguimos libertar o ferro do meio dos corais onde se tinha metido e zarpámos, passámos pelo "passe" com cerca de 4 nós de corrente a favor (a maré estava a descer!) e tomámos rumo para Niue. Ainda não tínhamos estabilizado a vida a bordo quando levámos com o primeiro aguaceiro.  Chuva torrencial, mais de 30 nós de vento e uma SOG de 9 nós estabilizada durante um bom bocado. Tirando a chuva, foi um bom bocado de vela pois não é todos os dias que se pode controlar este barco com aquelas velocidades. O pior foi que atrás deste aguaceiro veio outro e outro e mais outro e as primeiras 24 horas foram de chuva e vento continuo como ainda não tinha encontrado. E, naturalmente que o coitado do Pacífico sofre com estes ventos e torna-se agressivo e muito, mas muito desconfortável transformando o Thor VI numa casquinha de nós. O resultado disto tudo é que fizemos mais de 300 milhas em 48 horas o que, provavelmente vai adiantar a chegada a Niue para Domingo à noite em vez de 2ª Feira de manhã. Se as condições se mantiverem ainda vamos jantar a terra no Domingo. A agradável surpresa tem sido a resistência da Sra. Armadoura a esta agreste situção. Reconheço que a situação tem estado longe de fácil, agradável ou confortável mas a Ana tem se sentido lindamente. Isto é tudo uma questão de habituação. E por hoje é tudo, beijinhos e abraços do Thor VI desde o Pacífico Sul pouco pacífico.

4 comentários:

  1. Percebo agora porque é que a Sra Armadora tem estado afastada da escrita. Com 30 nós... quem é que vai escrever!!
    Votos de que as e chuvadas e os ventos fortes vão para outras paragens e que vos deixem em paz.
    Abraços
    Délio Padinha

    ResponderEliminar
  2. Caro Comandante
    Não fossem os paraísos na forma de ilhas que se vão encontrando, esse Pacífico tinha sido mal baptizado por Magalhães!
    Sem vos aborrecer, sou a informar que continuo a visitar diariamente o blog para saber das novidades que tanto o meu amigo como a valente ARMADORA vão dando. Também vou lendo o que escreveu o Lacerda no seu livro da volta ao mundo da Expo e o livro "Oito meses no mar" a bordo do Oceanos nesse mesmo Rally, da autoria do Luís Vaz de Almada. É que assim saboreio melhor por onde o Thor VI vai passando.
    Um abraço e bons ventos
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  3. Olá companheiro....
    Que melhor podes tu desejar que uma tripulação desse calibre para enfrentar as marés e as ventanias...?
    Com o Thor em grande forma e danado para surfar...tripulação de luxo e um comandante já com experiência, agora é até ao fim sem complicações.
    Continuação de boa viagem...a voar baixinho.
    Abraço

    Lobo do Rio
    PN

    ResponderEliminar
  4. Amigo é bom saber que está tudo bem e que a tripulação "maravilha" já se ambientou mesmo nessas condições !!!! É bom ler essas peripécias e aventuras !!! Tudo de bom !!! Um abração!!!!!

    ResponderEliminar