terça-feira, 13 de abril de 2010

Daily Log - Tuamotu 01

Chegámos a Ahe. Pelas 11.30 locais (quer dizer horas Tuamotu ou seja UTC menos 10 horas ou Lisboa menos 11 horas) entrámos na passagem de entrada do atol de Ahe - passe Tiareroa - com a maré a encher o que deu uma corrente a entrar de cerca de 2,5 nós. Esta entrada é das consideráveis fáceis sem perigos maiores excepto com ventos de NW. Entrámos sem problemas e depois seguimos o canal balizado que nos leva até á unica povoação - Tenukupara - onde fundeámos pelas 13:00 (ainda são 5 milhas) numa calma extraordinária mas com muito calor e só com uma muito ligeira brisa. Um paraíso para quem queira descansar, o que até é o caso depois de 3 noites mal dormidas. Ahe tem uma lagoa com 13 milhas de comprimento por 5 de largura, com 2 canais balizados um a Norte que liga o "passe" ao aeroporto e um canal a Sul que leva à unica povoação existente. Tirando isto, é um local onde não há nada (a povoação não tem nada) , ou melhor logo que cheguei tentaram vender-me umas pérolas (de várias cores, muito semelhantes a umas bolinhas de plástico, made in china - isto é má lingua) portanto há uma industria florescente de cultura de pérolas que nem deixa os clientes respirarem. Não me convenceram!!! E pronto vamos ficar por aqui mais um dia ou dois, depois vamos explorar outros locais - Fakarava e Rangiroa pelo menos - do arquipélago dos Tuamotu, o maior dos 5 arquipélagos, o sítio onde não há estação das chuvas e onde há cerca de 3000 horas de Sol por ano. Este ano, a 11 de Julho terá lugar um eclipse solar total e será aqui, nos atols de Tatakoto, Hikueru, Anaa e Hao onde este fenómeno será visível durante mais tempo, 4 (quatro) minutos. Tomem nota, este é um sítio de eleição! Entretanto as minhas comunicações com Lisboa estão difíceis, wifi não existe, o meu telemóvel (Vodafone) não funciona aqui, o satélite está com fraca cobertura e os telemóveis para onde ligo mandam-me para "voice mail". Há dias melhores, digo eu, que estou mal dormido e com muito pouca paciência. Cuidem-se.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Absolutamente fantastico o seu blog.
    É o sonho dos mais comum mortal fazer uma viagem desta.

    Estou a acompanhar o seu blog assim como o percurso no GOOGLE MAPS.

    A sua viagem não começou em Portugal?

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  2. Começou em Oeiras a 01Nov09 e vai acabar em Oeiras algures lá para finais de Junho de 2011.

    ResponderEliminar