segunda-feira, 5 de abril de 2010

Daily Log - Marquesas 05

Domingo de Páscoa, cinco da manhã e eis que zarpámos de Tahuata e dirigi-mo-nos para Ua Huka, cerca de 70 milhas a NW. Vento e mar de través deu uma viagem balouçante mas rapidinha pois às 14:30 já estavamos a lançar ferro na baía de Hane na Ilha de Ua Huka, uma pequena ilha a Norte do Arquipélago e próximo de Nuku Hiva (cerca de 20 milhas). Nestes dois últimos dias o grande acontecimento foi ter chovido com intensidade na noite de Sexta para Sábado - coisa rara ainda por cima tendo começado no início de Abril a estação seca ("austral winter" de Abril a Outubro) e fresca (24º a 28ª) sendo Julho e Agosto os meses mais "frios". A estação das chuvas (rainy season) começa em Novembro e termina em Março. Estas duas estações são característica do clima tropical marítimo da Polinésia Francesa em que não existe grande variação de temperatura durante todo o ano - 24º a 30º - com uma humidade elevada (cerca de 75%) e temperada por brisas mais ou menos fortes conforme a época do ano. O outro acontecimento digno de nota foi o aparecimento, junto do Thor, de um tubarão com cerca de 2 metros. Ainda que fugaz deu para nos vermos um ao outro, eu em cima do barco e ele lá em baixo e, afinal nada aconteceu! Hoje, Domingo 04Abr vamos pernoitar nesta baía, bem pouco protegida diga-se de passagem com uma "mareta" permanente bem desconfortável e amanhã depois de visitarmos a povoação que se vislumbra meio escondida pela vegetação, iremos procurar outro sítio - há mais dois ancoradouros recomendados nesta ilha - para eventualmente passar mais um dia ou dois, até rumarmos a Nuku Hiva a capital das Marquesas e a cidade (?) mais importante. Entretanto e para que não caia no esquecimento devo referir que faz amanhã, 05Abr, 6 (seis) meses que não toco num cigarro. E esta hem? E pronto meus amigos divirtam-se e cuidem-se. Beijinhos e abraços.

1 comentário:

  1. Boas.
    De experiência própria, digo que esses primeiros 6 meses é que são os piores. A partir daí só convém não tocar mesmo... senão... volta-se a fumar!
    Ao fim de um ano é que se chega à conclusão que, deixar de fumar, foi mesmo a melhor coisa que se fez! Contudo, e como não há bela sem senão, e já não se cresce para cima, vai ser mesmo é para o lado... e então, XXL! ou muito exercício!

    Continuação de bons ventos.

    Abraço
    Zé Dias
    No Stress

    ResponderEliminar