sexta-feira, 23 de abril de 2010

Daily Log - Tahiti 01

13:00 horas locais (meia noite em Lisboa) e o Thor VI atracava no Quai des Yacht em plena "baixa" de Papeete depois de mais uma noite que prometia alguma calma e afinal, uma série de aguaceiros, cada um maior que o outro, deu-me "molha" sem graça nem jeito. O bom do Thor bem que estava a precisar de uma lavadela mas não era preciso tanto. E depois dos aguaceiros ficou o vento, uns bons 20 nós e um Pacífico bem arreliado que nos trouxe até ao Tahiti bem chocalhados. Mas enfim chegámos a Papeete capital e sede de todos os serviços administrativos e do governo local e que comporta, em conjunto com as comunas vizinhas, mais de metade da população da Polinésia Francesa. O Tahiti - constituído por 2 ilhas vulcânicas, uma grande a Tahiti Nui e uma pequena Tahiti Iti ligados por um istmo Taravau - faz parte do Arquipélago das Ilhas da Sociedade, nome bem bizarro e que tem origem no facto do famoso navegador capitão Cook que foi quem primeiro explorou, que não achou estas ilhas, ter sido patrocinado nas suas viagens pela sociedade científica inglesa Royal Society of London e daí o nome "Ilhas da Sociedade". Tahiti mais Morea, Maiao, Tetiaroa (atol) e Mehetia constituem o grupo de ilhas "du vent" mais a Este e as ilhas Huahine, Raiatea/Tahaa, Bora-Bora e Maupiti situadas mais a Oeste constituem o grupo "Sous le vent". Todas elas se espalham por um quadrilátero limitado pelos paralelos 16º e 18º de Latitude Sul e pelos meridianos 149º e 153º de Longitude Oeste. Têm um clima tropical marítimo, sendo os ventos dominantes  do sector Este (alízios) com uma componente de Norte de Janeiro a Junho e uma componente de Sul de Junho a Dezembro. A navegação é simples e sem perigos especiais, as correntes entre as ilhas são fracas e os "passes" e as lagoas equipadas com sistema de balizagem tornando o acesso fácil, mesmo durante a noite.
Alguns links úteis:
www.tahiti-tourisme.pf ;
www.tahitiplanet.com
www.papeeteonline.com
www.tahitiguide.com
www.tahitiwedding.com
www.perlesdetahiti.net
E pronto agora já têm com que se entreter. Eu que finalmente cheguei ao Tahiti, este era realmente um passo importante pois desde que o meu planeamento se alterou no Panamá tem sido uma dor de cabeça permanente para arranjar soluções para levar isto para a frente não só porque era uma zona inóspita difícil de cá chegar, havia pouco tempo para soluções alternativas e era uma tirada de se lhe tirar o chapéu. Afinal consegui aqui chegar com algumas soluções "fantásticas" mas eram as que havia - não arranjei tripulantes, arranjei passageiros - e agora que tudo está ultrapassado, as soluções boas foram encontradas, vêm aí as "minhas pessoas" e vou poder finalmente ter o prazer de desfrutar das coisas boas de um cruzeiro no Pacífico. Mas antes o Thor VI, que se tem portado lindamente vai sofrer umas intervenções de manutenção normal e umas verificações específicas que é para não ter razões para "asnear". Mas antes disso vou descansar de mais uma noite "fantástica". beijinhos e abraços. Thor VI em Papeete.

4 comentários:

  1. Amigo Rui

    Parabéns à ti e ao Thor VI,espero que a
    nova equipa esteja a vossa altura.Fico à espera de mais fotos.

    Abraço amigo

    Zé Mascarenhas

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Almoçei ontem com um elemento da nova tripulação, que me facultou o endereço do blog. Fiquei curiosa. Tenho que dar os parabéns pela coragem e forma como nos relata a viagem. Espero que os próximos meses sejam o de um belo cruzeiro no Pacífico, já que a companhia é boa e que o Thor VI continue a portar-se como até agora.

    Um abraço
    Isabel Florêncio

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que tudo continua bem e o THOR VI a corresponder...
    Quanto ao resto, sei bem que vale mais um "pequeno" (grande) tripulante que um "grande" passageiro...
    Cá se vai acompanhando essa aventura.
    Abraço.

    Zé Dias
    No Stress

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,
    Podes pensar que estou zangado, e até estou, mas claro que não é contigo! Depois do regresso das Arábias, com as centenas, milhares de tripulantes e passageiros, ponho-me a ler os teus logs e, para além do prazer que me dão, fico cá com uma "raiva". No cruzeiro, tal como no antes e depois, não se passa nada! E tu a viveres, e a relatares, aventuras incríveis, fantásticas e de meter inveja a qualquer um. Se te apanho de regresso vais ter de pagá-las. E bem.
    Grande abraço e continua a disfrutar.
    Délio Padinha

    ResponderEliminar