sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Panamá

Depois de uma travessia magnífica pela singularidade - a passagem por Gatun Looks, talvez por ser de noite e ser a subir é impressionante - pela noite "curtita" fundeado no lago Gatun ao som "aterrador" dos macacos - que são pequenos, dizem porque não vi nenhum, mas gritam que nem grandes - e pela passagem nas eclusas - Pedro Miguel e Miraflores - já do lado do Pacífico de dia e agora a descer, entrámos no Pacífico. Um ar mais fresco e mais leve foi a primeira impressão desta entrada no Pacifico e da chegada à Flamenco Marina. Uma marina privada de péssima qualidade, na realidade não conheço nada pior na qualidade dos pontões e das amarrações, na falta de água e energia mas ao mesmo tempo nunca vi tanto super-yacht/lanchões juntos, o que não dá para perceber como é possível albergar barcos tão extraordinários numa área de tão má qualidade. Há aqui qualquer coisa que não bate certo!! A unica coisa a fazer é sair daqui o mais depressa possível, que é o que vou fazer provavelmente no Domingo (31Jan) com destino a Las Perlas, que são umas ilhas aqui perto e interessantes para fundear e depois seguir para o Equador. O problema da tripulação está já resolvido até ao Equador e depois está em análise e se houver algum candidato, pois ... que se chegue à frente. Quanto ao problema da tripulação do Thor VI devo esclarecer e só porque me chegaram várias especulações que, o António Pinharanda me informou ontem, depois da chegada à marina, que, sic "o sonho da volta ao mundo tinha de ser adiado porque tinha de voltar à vida real". O que é que isto quer dizer não sei mas face a alguns acontecimentos e atitudes recentes foi imediatamente decidido que a partir daquele momento deixava de ser meu tripulante. Nada tenho a dizer sobre as suas capacidades marinheiras, já que no mar nos completámos bastante bem, mas os seus hábitos e costumes foram-se revelando inconciliáveis com os meus. Somos diferentes, nos princípios, na forma de comportamento, nos gostos, etc. etc., não há nada a fazer.
Thor VI over and out.

6 comentários:

  1. Lamento o problema sucedido com o António, mas são situações que acontecem em viagens muito grandes, vide o sucedido no Rally da Expo em 1997/8 e relatado no livro do Miguel Lacerda " Volta ao mundo em 505 dias" e no do Luís Almada "Oito meses no mar".
    Gostava de chamar a atenção que as paradisíacas ilhas Las Perlas têm os seus perigos e é necessário estar atento. Há menos de um mês, um casal Português foi assaltado, bem como todos os hóspedes de um resort na ilha de Contadora ! Apareceu um bote de borracha com quatro mascarados armados e roubaram tudo o que puderam, na maior impunidade.
    Continuação de boa viagem com bons ventos e mar sereno.
    João-Carioca

    ResponderEliminar
  2. Surpreendido com este desfecho que nada fazia antever pelas anteriores mensagens. Um grande abraço pela firme determinação de ir até ao fim...
    João Sá da Bandeira

    ResponderEliminar
  3. Olá companheiro,

    Acredita que tenho pena do sucedido com o António e que a tua aventura esteja comprometida, no entanto quando chegares te direi porque não fiquei surpreendido. Fico a torcer para que tudo se resolva e possas continuar. Para já continuação de boa viagem e bons ventos te acompanhem. Toma nota do aviso de João Carioca, pois é para levares a sério. Eu sei que é verdade.

    Abração
    Lobo do Rio
    PN

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rui.
    Fiquei muito aflito com à saida do Antonio,espero que arranjes um bom com-
    panheiro para resto viagem.
    Como vamos de fumo,e de coração?espero
    que tudo bem.
    Um grande abraço e bons ventos

    Zé Mascarenhas

    ResponderEliminar
  5. Damned!!! meu caro Rui por aqui a rapaziada está sempre à espera dos grandes relatos do Thor VI, diário de bordo actualizado e grandes navegações por esses mares fora. A flotilha nesse pacifico estou certo que encontrará sempre a melhor forma de andar. Essa é uma grande viagem e como tal, sai e entra e sai, faz parte. Convêm estar atento à "postúlia" das noticias e alertas. Nós, por cá todos bem, quer dizer, por este andar, falta pouco para fechar a porta, e zarpar. Um grande abraço JA.Wilma

    ResponderEliminar
  6. Captain, my captain,

    Há duas informações MUITO importantes que não foram referidas:
    - a primeira foi a VIP que levou a bordo;
    - a segunda, consequente da primeira, foi o ter sido atribuido um lugar presidencial nesta marina.

    :)

    Foi uma honra e um prazer.
    Obigada.
    Sofia

    ResponderEliminar