domingo, 31 de janeiro de 2010

Adeus Panamá

O Thor VI com nova tripulação e com a revisão do motor e gerador feita vai sair da Flamenco marina com destino às Ilhas Las Perlas - os meus agradecimentos pelos dicas que me enviaram - e posteriormente para o Equador/Salinas onde devemos chegar no próximo Sábado ou Domingo. Vamos bem acompanhados (Shipman 63/Gran Filou, Sweden 45/Ciao)  e ao encontro do Kaliope (Hanse 531), um com um skipper espanhol (shipman) e o outro com uma tripulação sevilhana dos 7 costados - bons amigos. Tenho como novo tripulante o Bob Parker, um inglês de 66 anos, que vive em Menorca,  várias travessias do Atlântico e instrutor de vela de cruzeiro à mais de 15 anos. Fazia parte da tripulação do catamaran "Tucanon" e chateou-se com a mulher do dono. Ofereceu-se para ir só até ao Equador porque resolveu voltar a casa, farto de tanta chatice. É pena porque é uma pessoa muito experiente com quem me agradaria aprender alguma coisa, mas vou ter de arranjar outra tripulação para a continuação da viagem. Beijinhos e abraços. Thor VI over and out.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Panamá

Depois de uma travessia magnífica pela singularidade - a passagem por Gatun Looks, talvez por ser de noite e ser a subir é impressionante - pela noite "curtita" fundeado no lago Gatun ao som "aterrador" dos macacos - que são pequenos, dizem porque não vi nenhum, mas gritam que nem grandes - e pela passagem nas eclusas - Pedro Miguel e Miraflores - já do lado do Pacífico de dia e agora a descer, entrámos no Pacífico. Um ar mais fresco e mais leve foi a primeira impressão desta entrada no Pacifico e da chegada à Flamenco Marina. Uma marina privada de péssima qualidade, na realidade não conheço nada pior na qualidade dos pontões e das amarrações, na falta de água e energia mas ao mesmo tempo nunca vi tanto super-yacht/lanchões juntos, o que não dá para perceber como é possível albergar barcos tão extraordinários numa área de tão má qualidade. Há aqui qualquer coisa que não bate certo!! A unica coisa a fazer é sair daqui o mais depressa possível, que é o que vou fazer provavelmente no Domingo (31Jan) com destino a Las Perlas, que são umas ilhas aqui perto e interessantes para fundear e depois seguir para o Equador. O problema da tripulação está já resolvido até ao Equador e depois está em análise e se houver algum candidato, pois ... que se chegue à frente. Quanto ao problema da tripulação do Thor VI devo esclarecer e só porque me chegaram várias especulações que, o António Pinharanda me informou ontem, depois da chegada à marina, que, sic "o sonho da volta ao mundo tinha de ser adiado porque tinha de voltar à vida real". O que é que isto quer dizer não sei mas face a alguns acontecimentos e atitudes recentes foi imediatamente decidido que a partir daquele momento deixava de ser meu tripulante. Nada tenho a dizer sobre as suas capacidades marinheiras, já que no mar nos completámos bastante bem, mas os seus hábitos e costumes foram-se revelando inconciliáveis com os meus. Somos diferentes, nos princípios, na forma de comportamento, nos gostos, etc. etc., não há nada a fazer.
Thor VI over and out.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Novidades do Pacífico

12:35 hora do Panamá/17:35 hora de Lisboa o Thor VI entrou no Pacífico depois de uma travessia sem grande história mas que foi uma experiência e pêras, pela novidade, pelo enquadramento pela oportunidade de utilizar uma obra de extraordinária importância para o mundo. 
Foram uns momentos únicos que mais tarde tentarei compartilhar convosco. Entretanto uma outra novidade, menos nova, o Sr. António Pinharanda deixou definitivamente de ser tripulante do Thor VI. Não interessam detalhes nem explicações, apenas já não dava mais. O projecto continua, felizmente e o sr. Pinharanda que é já passado,  deixou de existir neste projecto. Do Pacífico, beijinhos e abraços. Thor VI over and out

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Canal do Panamá

As burocracias estão concluídas e não foram fáceis.Foi a medição do barco ao detalhe - depois de uma quantidade de medições chegaram à conclusão que o Thor VI mede 12,48 mts, que é exactamente a medida que está no Livrete - foi a "clearance" do Canal pelo agente, seguida pela "emigração" com verificação dos passaportes, 2 "carimbadelas, 1 selo e dá cá 15 US$. Enfim mas está tudo nos "conformes", hoje cerca das 17:00/22:00 em Lisboa há o briefing com os Skippers e amanhã sairemos da marina cerca das 14:00 para embarcar os "advisers" - cada barco leva um - antes de iniciar a entrada no canal . Os barcos vão em grupos de 3 amarrados lateralmente - nós iremos amarrados a esquerda do Lisa, que é um catamaran e à direita irá o Ciao. Gatun Locks é a primeira "porta" a passar o que deverá ser cerca (ou depois) das 18:00/23:00 em Lisboa de 27Jan. Miraflores Locks deverá ser passada durante a manhã de 28Jan e Centennial Bridge cerca das 12:00/17:00 em Lisboa. O endereço para ter acesso às câmaras é - http://www.pancanal.com/eng/photo/camera-java.html - que é o que está na mensagem anterior mas sem o ponto final que, parece, atrapalha tudo.
Thor VI over and out

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Daily Log - Canal do Panamá


Finalmente tenho acesso à net via wifi da marina de Shelter Bay, daí ter acedido aos vossos comentários, sugestões e mensagens e-mail que agradeço sinceramente e que irei ter em conta na continuação deste blog. Por agora não há novidades, em Shelter Bay estando devidamente programada a passagem do 2º grupo para 27 Jan - o 1º grupo já chegou à marina de Flamenco - com saída da marina pelas 14:00 locais e passagem na primeira Gate pelas 18:00. Se acompanharem o site abaixo e com um bocadinho de sorte podem acompanhar a passagem do Thor pelo canal, em especial no dia 28 cerca das 17:00 (de Lisboa) através de uma web câmara.
http://www.pancanal.com/eng/photo/camera-java.html.
Beijinhos e abraços.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Daily Blog - Shelter Bay Marina

De 22 par 23 fundeámos em Porto Lindo, um local a cerca de 2 milhas da Isla Grande. Aqui encontrámos alguns "amigos" - 5 barcos do WARC - e um Moody 422 de um casal americano. Fizeram-nos uma grande festa, bebemos umas cervejas, comparámos os barcos - o Moody deles também é de 1987 e é o nº 17, o Thor VI é o 12 - trocámos ideias e arranjámos mais um par de fãs que irão acompanhar o trajecto do Thor VI. Jantámos numa "tasca" local - arroz de marisco ... com batatas fritas - e convivemos com as tripulações amigas. Foi uma noite bem passada e quando regressámos ao barco o Thor VI "roçava no fundo" face a uma maré mais baixa pelo que tivemos horas extraordinárias a mudá-lo de sítio. Nada de importante. Hoje, 23 Jan cerca das 15:30 locais e após uma viagem de cerca de 25 milhas a motor e sem vento chegámos a Shelter Bay. Durante 18 dias fomos autónomos, fizemos água, recarregámos as baterias, passarinhámos de um lado para o outro numa zona difícil onde a semelhança entre o terreno e a carta era pura coincidência e tudo a funcionar em pleno. Foi uma boa experiência, o Thor portou-se lindamente, mas agora estávamos a precisar de um bocadinho de marina, para lavar a roupa, para lavar o barco, reabastecer etc.. Shelter Bay é uma marina à entrada do porto de Cristobal, no meio de nada, estando a 45 minutos de viatura do supermercado mais próximo, nos arredores de Colon, que é uma cidade completamente interdita pelo perigo que representa. Tem um restaurante que serve umas refeições, uma piscina com jaquzi, wifi de fraca qualidade, água, energia e um calor húmido muito desagradável. Enfim como não é um local para estar mas sim um local de preparação para a travessia do Canal está tudo bem. De Shelter Bay, a caminho do Pacífico Thor VI over and out

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Daily Blog

E pronto deixámos o reino dos Kunas. Depois de um par de dias bem passados saímos de San Blas e fizemos cerca de 40 milhas na direcção de Colon e viemos fundear junto da Isla Grande numa baía bem abrigada e frente a uma povoação que tem, acima de tudo, um restaurante gerido por um francês, onde jantámos bem com a particularidade de cada vez que pedia uma cerveja me mudavam o copo por outro gelado. Um mimo que não é fácil encontrar por esse mundo fora. Em compensação tem mosquitos capazes de te comerem vivo. Pois é, não se pode ter tudo, mas é um sítio giro. Amanhã vamos procurar outro local para passar a noite e no Sábado vamos para Colon/Shelter Bay, para iniciar os preparativos da travessia do Canal agendada par 27 Jan. Thor VI over and out.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Daily Log

Depois de abandonarmos Grulos Cay e as suas cubatas para turistas - têm luz de paineis solares e de um gerador e água de um poço que julgo potável - e o seu fantástico restaurante, viemos fundear um pouco mais a Oeste, agora junto a uma ilhota deserta e bastante protegida quer do vento quer do mar. Mais um local indicado pelo "italiano residente". Este parceiro fez o WARC em 92/94 ainda com o Jimmy Cornel e anda por aqui há um ror de tempo. Aliás existem por aqui - San Blas, Colombia, Costa Rica - uma enorme colónia
italiana, 4 barcos espanhóis, americanos, suiços, alemães etc, normalmente em embarcações curiosas - no convés de uma delas esgravata uma galinha - talvez um "bocadito estranhas"! Quando se pergunta há quanto tempo estão aqui ou o que fazem as respostas são o mais evasivas possível. Mas são bastante amigáveis, disponíveis para indicar onde ou como se podem resolver problemas logisticos, sim porque sempre é preciso comprar algumas coisas - legumes, fruta, pão. É o mundo dos "Cruisers", como já lhe ouvi chamar e onde se encontra de tudo, até artistas. Ainda ontem comprei uma aguarela a um "artist voyager" com um pôr do sol de San Blas. Para mais tarde recordar. Amanhã planeamos abandonar o arquipélago de San Blas rumando a Colon (Shelter Bay marina) com pernoita em dois locais que nos indicaram como merecedores de uma paragem. Ainda de San Blas beijinhos e abraços. Thor VI over and out

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Daily Log

O dia amanheceu cinzento com chuva, tristonho e sem graça. O jantar de ontem foi um espectáculo, peixe frito com arroz branco e um pouco de salada e para concluir uma fatia de melancia. E dá cá 18 US$ - 10 pela comida e 8 pelas bebidas (2 cervejas) - servido numa mesa corrida numa cubata grande. Jantámos com a tripulação do "Voyageur" um Super Maramu do WARC e de um catamaran que não faz parte do nosso grupo mas que vai a caminho de casa, da Austrália. Muito original, ou melhor "very tipical"!! E nós vamos continuar passarinhando por aqui, mais uns dias vivendo com o sol, isto é quando o sol se põe, acabou-se o dia, quando o sol nasce começa o dia. Também "very tipical" mas não há mais nada para fazer. O barco continua sem nenhum problema, hoje foi visto por baixo e está limpo, os zincos estão a trabalhar e o hélice com bom aspecto. Soube entretanto, pelos meus amigos do Wilma, que a Sagres saiu de Lisboa para uma volta ao mundo, daqui desejamos, ao seu Comandante e a toda a tripulação que bons ventos os acompanhem. E pronto do Arquipélago de San Blas beijinhos e abraços. Thor VI over and out

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Daily Log

Fundeado na posição 09 30N 78 50W - Grulos Cay - onde cheguámos com a ajuda de um italiano "residente". Por estranho que pareça tem 8 cabanas que alugam a turistas e por 10 US$ fornecem jantar. E isto numa ilhota no meio de nada. É um mundo curioso este dos Kunas !!

Daily Log

E o passeio continua. Hoje voltamos a estar fundeados na Lemon Cayab (09 32 603N 078 54 074W) para onde voltámos depois da reunião de ontem já que aqui é mais abrigado do vento que se tem feito sentir com alguma intensidade. Na realidade a reunião de toda a frota serviu para um ponto de situação da organização - yellow shirts - sobre os acontecimentos no futuro próximo e para uma excelente tarde de convivio de todas as tripulações. Assim fomos informados de que, a Marina de Shelter Bay afinal não pode receber os barcos
todos ao mesmo tempo, pelo que a travessia do Canal já não se fará em 4 grupos mas sim em 2, que as autoridades do canal aceitaram que o número mínimo de tripulantes seja de 3 (1 skipper e 2 ajudantes) e não 5 como é da norma e que a partida para o Equador prevista para 31Jan será adiada 1 ou 2 dias face bà chegada tardia do ultimo grupo à marina de Flamenco. Ou seja com este novo esquema nós só podemos entrar em Shelter Bay a 23 à tarde, que é quando os 2 primeiros grupos saem e faremos a travessia a 27 reforçados por alguém dos barcos que atravessam connosco. Perante isto vamos ter de andar por aqui, passarinhando, mais uns dias, o que já me satura um pouco, pois se o local é paradisíaco, a água quente, as areias finas, a companhia é um "mostrengo" com mais de 50 anos. Ora valha-me Deus!! Enfim meus amigos a
vida é assim por isso ... o passeio continua. Beijinhos e abraços de San Blas. Thor VI over and out.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Thor VI - Position Report

Thor VI moored at 09 35N 78 53W - Chichime Cay

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Daily Log

15 Jan10 - Fundeado na posição 09 32.603N 078 54.074W

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Daily Log

14 Jan10 - Fundeado na posição 09 35.738N 078 46.374W

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Daily Log

E pronto meus amigos a primeira etapa do WARC está terminada. Foram mais umas mil e picos milhas bem aceleradas - foi tudo a ajudar, o vento, as ondas e a corrente - e bem suadas, particularmente as ultimas 40 horas com ventos sempre acima dos 20 kts (e por vezes bem acima) e um mar muito partido com ondas entre os 3 e os 5 metros. Não é nada a que não estejamos habituados, mas deixa marcas. O pior de tudo foi que depois de cruzarmos a linha de chegada aconteceu o que eu receava, não havia apoio nenhum - nas
instruções bem dizia que depois de acabar a etapa estavamos em "free cruising" - a noite estava escura que nem breu, o vento forte e o mar a condizer e eu sem confiança para me aproximar das ilhas que me apareciam no chartplotter à procura de um sitio para fundear (tinham me dito em Sta Lúcia que as cartas estavam pouco precisas e que havia erros grandes), assim a única solução foi ficarmos a fazer piscinas até se conseguir ver alguma coisa. Foram mais de 6 horas de castigo, para os dois mas principalmente para o António, que fez um turno de 4 horas com o leme na mão, minha gente. Foi uma grande charopada, mas quando finalmente conseguimos ver alguma coisa lá metemos o Thor numa enseada protegida do mar, rodeada por umas ilhas semi desertas. O enquadramento é excelente, a temperatura da água a condizer, enfim uma "coisinha boa" para animar o dia e para recuperar forças e ânimos. O Thor levou uma limpeza já que vinha cheio de humidade (nalgumas cambalhotas mais arriscadas entrou água por uns sitios que deviam estar fechados) e está a 100%, ou seja não tem qualquer tipo de avaria ou limitação, acreditam nisto? Agora vamos descansar e amanhã partimos à descoberta de outras ilhas e encantos e vamos andar nisto até 16Jan, quando se dará o "rendez-vous" de toda a frota antes de partirmos para o Canal do Panamá. E tudo isto em "free cruising"ou seja numa boa, de passeio. De San Blas beijinhos e abraços. Thor VI over and out

Thor VI - Finish Time

13Jan 06h 02m 22s UTC
13Jan 01h 02m 22s Local/Panamá

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

YotReps: 2010/01/12 22:14:46

AIRMAIL YOTREPS
IDENT: Thor VI
TIME: 2010/01/12 22:14
LATITUDE: 10-05.57N
LONGITUDE: 077-53.40W
COURSE: 238T
SPEED: 7.0
COMMENT: ETA Finish Line 06:00 UTC13Jan10

----------
radio email processed by SailMail
for information see: http://www.sailmail.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Daily Log

Depois de ontem ter acabado com um fim de tarde fantástico e de uma noite calmissima, a madrugada apareceu com um aumento do vento e um agravamento do mar. Neste momento (16:45 UTC) o vento anda entre os 25730 nós e o mar tem ondas de 2/3 metros. Andamos no baloiço novamente!!! Nas ultimas 24 horas o Thor fez 165 milhas faltando 265 milhas para o final. Beijinhos e abraços.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Daly Log

O Domingo está a acabar. São 18:00 na hora local do barco, 17:00 na hora do Panamá e 22:00 UTC/Lisboa. Isto é uma grande confusão não é? Para simplificar regulamo-nos pelo Sol e como este se está a pôr e está um fim de tarde soberbo, é porque o dia está a acabar, é simples não é? Durante a tarde a grande novidade foi o aparecimento de um enorme cardume (é assim, não é?) de golfinhos, que já não viamos desde o meio do Atlântico e que nos brindaram com as brincadeiras do costume, as correrias na proa do barco, uns saltos acrobáticos, etc. durante cerca de meia hora foi um entretem novo. Nas ultimas 6 horas fizemos cerca de 40 milhas o que mostra que as coisas (vento e mar) acalmaram bastante, de tal forma que estamos a motor para andar um bocadinho, carregar baterias e arrefecer o frigorifico. Compensa o barulho que faz até porque queremos chegar a San Blas um dia destes. A linha de chegada está na posição 78º35W entre as latitudes 09º35N e 09º40N e o ponto de reunião será em Chichime Cay (09º35N 78º53W) a 16Jan. E San Blas o que é? Pois é um arquipelago espalhado ao longo da costa caribenha do Panamá desde
o golfo de San Blas quase até á fronteira Colombiana. São 378 ilhas das quais só 49 são habitadas pelos indios Kuna profundamente independentes e que as regem como uma província autónoma, mantendo o seu próprio sistema económico, lingua, costumes e cultura com o minimo de interferência do governo do Panamá de que fazem parte. A moeda é o US$, não há ATM´s nem qualquer reabastecimento para além de produtos locais - artesanato, fruta - para os quais convem ter notas pequenas. E pronto estão as notícias actualizadas. Thor VI over and out.

Daily Log

E o "52" fez 187 milhas desde as 12 horas de ontem às 12 horas de hoje. Um
mar de 2/3 metros, um vento de 20/25 nós com rajadas de 30 durante a noite e
uma corrente de 0,5/1 nó, tudo isto a empurrar, ainda que algo descoordenado
e que fez o Thor passar um mau bocado, é a explicação para tantas milhas
andadas. Assim ficam a faltar 429 milhas para as Ilhas de San Blas e a
hipótese de chegar de noite continua de pé, mas nestas ultimas horas nem
tentámos reduzir o andamento. Há prazeres que não se podem perder. Agora já
estamos a descer a costa da Colombia, o vento caiu para os 15 nós, o mar
acalmou e tudo serenou. Já carregámos as baterias (o gerador funciona sem
problemas), já fizemos água, sinal que o dessalinizador está operativo e,
surpreja das surpresas já estreei a cana da pesca. Não apanhei nada,
evidentemente, mas familiarizei-me com o instrumento e dei banho à minhoca,
à amostra melhor dizendo, ficando para um futuro próximo a primeira captura.
Na realidade não sou grande fâ da pesca mas hei-de acabar por enganar um
desgraçado, nem que seja só para entreter. E do Mar das Caraíbas profundo o
"52" despede-se com beijinhos e abraços.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Daily Log

E o Thor VI continua Mar das Caraíbas dentro. Agora a 95 milhas a Norte da Ilha de Curaçao e ainda com cerca de 600 milhas para chegar a San Blas. O mar está novamente trapalhão com ventos de ESE com 20/25 nós. Nas ultimas 24 horas fizemos 172 milhas o que está dentro da média dos ultimos dias, o que a manter-se aponta para um ETA a San Blas durante a noite de 12 para 13 o que não nos agrada. Teremos de abrandar a velocidade já que aumentar será difícil, de forma a chegarmos de dia para podermos fundear em segurança numa zona mal carteada. E pronto com os desejos de um Bom Fim de Semana Thor VI Over and out.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Daily log

Posição às 0814:45Jan10 UTC 13 05.20N 066 11.75W, traduzido em posição no mapa estamos 150 milhas a Norte de Caracas. O que quer dizer que andámos 173,5 milhas nas ultimas 24 horas e, mais interessante, 96,18 milhas nas ultimas 12 horas. Não encontrámos nenhum segredo mas estamos tão só a ser levados pela corrente do Equador que nos leva a entre 8 a 10 nós de SOG (velocidade verdadeira). Ou seja vamos a andar depressa sem dar por isso, porque o vento anda nos 20 nós e o mar está calmo. Uma maravilha. Thor VI over and out.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Daily Log

São 18:10 hora de Sta Lucia e agora a hora do barco e o Sol apagou-se há poucos minutos. Ainda não foi hoje que vi o raio azul, mas foi um pôr do sol soberbo a culminar um dia comprido, bastante quente, muito bamboleante com uma mareação "chata" - fizemos cerca de 40 milhas nas ultimas 6 horas o que está dentro do planeado - mas o dia acabou e é nesta altura que a solidão e a saudade das "minhas pessoas" aperta. É assim a vida, que por aqui continua, sem problemas, sem avarias, conforme planeado. Beijinhos e abraços.

Daily Blog

E pronto saímos de Sta Lucia! A partida foi na Rodney Bay e seguiu-se um troço de navegação junto á costa até uma bóia de desmarque frente a Castries (capital de Sta Lucia) para dar oportunidade às autoridades locais e tudo o que era media de nos acompanharem durante algum tempo. Foi tudo como se fosse "à séria" e foi bonito. A partir daí foi meter proa a 280 e aí vamos nós pelo mar das Caraíbas dentro com spi em cima. Foi um regalo até ao pôr do sol, quando tirámos o spi já que não queremos correr riscos desnecessários, temos pouca mão de obra e em regime de recuperação. O andamento passou a ser mais modesto mas também foi uma noite calma, só que quando anoiteceu estavamos no meio de uma mão cheia de barcos, grandes evidentemente e quando amanheceu ... não está cá nenhum!!! Paciência nós continuamos com a nossa rota em direcção a um ponto a cerca de 30 milhas da Península de Guajira - frente à fronteira da Venezuela com a Colombia - e daí será directo ao arquipelago de San Blas onde devemos chegar lá para 13
Jan. Teremos uns dias para explorar as ilhas e depois seguimos para Shelter Bay Marina, no Panamá. Durante o WARC os reportes de posição serão automáticos, via Mailasail que envia um "ping" para o meu equipamento satélite, e feitos diariamente às 12:00 - hora do local da partida. Assim neste troço até ao Panamá a actualização da posição será às 16:00 UTC. E pronto em pleno mar das Caraíbas (um bocadinho chato, porque está trapalhão, cheio de "carneirinhos) com um clima tropical e milhares de peixes voadores,
beijinhos e abraços.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Saint Lucia Farewell



Está feito!! Até a "farewell party" foi hoje ao fim da tarde, depois do "Skippers Briefing". E foi um sucesso, ministros tinha 2, o do Turismo (a primeira fonte de receita do país) e o do Desporto mais os ajudantes e acompanhantes naturais nestas ocasiões. As bebidas eram "free", que é uma coisa que põe a cabeça à volta a muito boa gente. A propósito fiquem a saber que a maioria dos barcos é alemã. Até a organização se viu obrigada a contactar alguém fluente em alemão e, que por acaso é portuguesa.
E esta hem?

Nós estamos prontos, o barco está com as alantas postas, os cabos verificados, reabastecido, enfim um mimo. E nós também, ou quase já que esta madrugada fui acordado pelos gemidos do António - calma, não foi por nada disso - que a dormir fez saltar o ombro do sitio. Eram para aí umas 5 da manhã estava o António esticado no salão comigo a puxar-lhe o braço que após umas esticadelas foi ao sítio. Enfim um sucesso. Agora vamos ter uns dias de esforço reduzido para ver se a coisa se aguenta. Como as previsões do tempo são boas, com algum vento e sem grandes mares, tudo aponta para um troço calmo. Assim espero eu que quando consigo resolver um problema ... salta-me outro. Enfim não há-de ser nada!!
A verdade é que amanhã pelas 12:00 locais (16:00 em Lisboa) o Thor VI arranca na direcção de San Blas na primeira perna do World ARC 2010-2011, mais 21 parceiros que irão fazer o percurso todo e mais 10 que vão só até à Austrália, onde estão 4 barcos que se juntam a partir dai. A volta grande vai começar e Saint Lúcia fica à nossa espera já que aqui terminaremos em Março de 2011. We will be back
Thor VI

sábado, 2 de janeiro de 2010

WARC 2010-2011


O office do WCC voltou a abrir, voltaram as "yellow shirts" e o "check-in" dos barcos começou.
Os eventos sociais recomeçaram ainda que sem o "glamour" do ARC09, a marina anima-se de novo, ainda que nada parecido com a animação anterior, até porque os participantes são bastante menos, os apoios bastante menores, mas já cheira "a coisa".
O Thor VI já fez o check-in e a inspecção de segurança. Agora que, parece, já não termos mais problemas, a adrenalina vai subindo com as verificações de ultima hora, os aprontos finais, o reabastecimento e  ... estamos quase prontos para recomeçar as "hostilidades".
Dia 06Jan2011 às 12:00 locais (16:00 UTC/Lisboa) será dada a partida para a 1ª etapa que terá como ponto de chegada San Blas no Panamá, 1100 milhas depois. Depois será a travessia do Canal do Panamá que será feita em 4 grupos tendo-nos calhado atravessar o canal a 27 Jan. Provavelmente iremos fazer a travessia mais que uma vez, mas como tripulantes noutro barco já que são necessários um mínimo de 5 tripulantes em cada barco. Assim iremos completar outra tripulação e quando chegar a nossa vez seremos "reforçados" com mais 3 tripulantes.  E assim se poupam-se umas centenas de dólares que é quanto custa "alugar" tripulantes para a travessia. É um bom exemplo do espírito de solidariedade e entreajuda que impera nesta organização.
E pronto o WARC 2010-2011 vai começar. Aos vossos lugares!!