O Thor "aterrou" nas Flores às 13h00 de hoje, 31 de Maio, e zarpou pelas 16h00. Até à Horta são cerca de 120 milhas pelo que está prevista a chegada amanhã pelas 15 horas. No entretanto deu tempo para almoçarem (bife e batatas fritas) e reabastecer de combustível. O tempo continua excelente, mas quando o sol desaparece já arrefece muito e o Oceano Atlântico parece um lago "estanhado". Ao fim de 17 meses a navegar pelo mundo, o Thor regressa a terras portuguesas!
Ana
1 Barco, 2 Tripulantes, 3 Oceanos é o projecto do Thor VI com a participação em 3 eventos organizados pelo World Cruising Club - ARC09 (travessia do Atlântico de Las Palmas a Sta Lúcia), World ARC 2010/11 (uma volta ao mundo com início e terminus em Sta Lúcia) e ARC Europa 2011 com início nas British Virgin Islands e terminus em Lagos. Entre a saída de Oeiras em 01Nov09 e o regresso em Junho 2011 ficará uma viagem com mais de 30.000 milhas náuticas.
terça-feira, 31 de maio de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 11
Por ter pouco combustível e por prudência, o Rui está a dirigir-se às Flores para reabastecimento. A avaria do gerador com a consequente necessidade de repôr a carga nas baterias utilizando o motor, bem como a "miséria" de tempo que encontraram nesta longa etapa, conduziram a um consumo de combustível superior ao normal. Quase que dava, mas pelo sim pelo não, o Thor irá primeiro passar pelas Flores e abastecer-se de algum combustível para fazer o resto do percurso com mais segurança. Para obter informações sobre as Flores e as condições de abastecimento, o Rui falou telefonicamente com o Genuíno Madruga (para quem não sabe por não ser do meio, é um famoso e destemido navegador açoreano que já deu 2 voltas ao mundo em solitário) e ficou muito sensibilizado com a receptividade e a disponibilidade que lhe foi demonstrada. Para além das informações pretendidas, o Genuíno Madruga dizia-lhe que já estava à espera do Thor na Horta. Com esta alteração de rumo, a passagem pela pequena Marina das Lajes das Flores deverá acontecer pelo meio do dia de amanhã, 31 de Maio, estando a chegada à Horta prevista para a tarde de 1 de Junho. De resto, tudo bem a bordo.
Ana
sábado, 28 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 10
O Thor lá vai devagarinho a caminho doa Açores. Já só faltam cerca de 400 milhas, mas o vento tem estado de proa o que tem obrigado a andar para baixo e para cima à procura do melhor ângulo para poder progredir. O vento é muito fraquinho, mas estando de frente e com algum mar, não conseguem andar para a frente. Mas o vento está praticamente a desaparecer por causa duma alta ali situada e diz-me o Rui que agora já está aproado aos Açores. Assim vai demorar mais um dia ou 2 do que estava previsto e só lá para 4ª feira deverá chegar à Horta. A bordo continua tudo bem e a moral continua em cima.
Ana
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 09
Muita chuva, pouco vento, foi assim que o Rui me descreveu o dia de hoje. Chuva, chuva, chuva, já está outra vez tudo molhado a bordo, e o Thor a progredir pouco. De resto tudo normal, mas ansiando pela chegada a terra e aos Açores.
Ana
domingo, 22 de maio de 2011
Daily log - ARC EU 08
O Thor fez 173 milhas nas últimas 24 horas, diz o Rui que levados ao colo por uma corrente que chegou a ser superior a 1,5 nós. As restrições de água e de energia mantêm-se, mas está tudo bem a bordo. O Rui diz que problema que não se pode resolver não é problema....e assim continuam em direcção aos Açores.
Ana
quinta-feira, 19 de maio de 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Daily Log - BRD 03
As despedidas estão feitas, o "skipper briefado", o Thor reabastecido e bem - o supermercado é excelente mas bastante caro - o planeamento está feito (a táctica é segredo!), as previsões meteorológicas estudadas (e parecem ser boas) e nós danadinhos para começar a andar. A partida para a ultima grande etapa será a hoje 18Maio às 13:00 locais (17 em Lisboa) e não às 12 como costuma ser, o sistema automático de controlo da posição está novamente instalado (a actualização será de 4 em 4 horas) e nós prevemos chegar aos Açores lá para o fim do mês. Até lá cuidem-se que nós vamos dando notícias, diariamente ou sempre que for possível. Beijinhos e abraços.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Daily Log - BRD 02
No news, good news! Pois é não há muito a dizer, estamos nos preparativos para retomar o caminho, mas sem grandes novidades. Temos feito algumas revisões e limpezas no barco, já reabastecemos de combustível, amanhã iremos ao supermercado e pouco mais há a fazer. Ontem, Domingo houve o "prizegiving" da 1ª etapa e o Thor, para não fugir à regra, fez um terceiro lugar na geral! Entretanto os barcos da Atlantic Cup já saíram e nós sairemos na 4ª Feira pelas 12:00 (16:00 em Lisboa) para a ultima grande tirada, 1800 milhas. As previsões são de bom tempo, pouco vento de Sudeste (nada mau!), pelo menos na parte inicial, mas não se esperam grandes novidades. Cuidem-se.
sábado, 14 de maio de 2011
Daily Log - BRD 01
O primeiro dia nas Bermudas foi dia de tarefas domésticas. Ficámos no barco, ancorado na baía de St. George, pois o pontão do Dinghy & Sports Club não é utilizável com vento - a amarração é a ré para a parede e ferro na proa - e o nosso dinghy estava arrumado e nós sem vontade de o desarrumar. Assim foi dia de limpezas e secagem do barco em geral que o vento que se fazia sentir bem ajudou. E foi também dia de descanso, que bem precisávamos. Ontem, 6ª Feira, 13 Maio e como o vento não baixou resolvemos aprontar o dinghy e fomos a terra, reconhecendo o pontão do Dinghy & Sports Club ( www.stgdsc.bm), que não nos agradou e visitando St. George´s. Esta é uma pequena cidade bem "british" - almocei num pub magnifico - muito engraçada e limpa e muito cara, que é uma característica das ilhas e desta em particular. Para saber mais sobre estas ilhas vejam http://www.bermuda4u.com/ e vão encontrar coisas bem interessantes onde há uma colónia portuguesa bem importante - e minis Sagres - e onde os telhados são em concreto à prova de furacão. Entretanto e com o vento que se tem feito sentir, os barcos da Atlantic Cup que é uma outra organização do WCC que faz Nanny Cay/Bermudas/Hampton, Virginia e que deveriam sair daqui antes de nós chegarmos, só vão sair hoje Sábado 14 Maio o que transformou esta baía num local saturado de barcos tornando tudo um bocado complicado. Hoje vamos reabastecer de combustível que por ser sem taxas tem de ser num local específico e dum auto-tanque. Vai ser um barco de cada vez dando muito trabalho aos "yellow shirts" para planear tudo como deve ser e satisfazer toda a gente o que não é nada fácil. Vai ser um dia longo. Cuidem-se que nós vamos dando notícias.
Daily Log - ARC EU 07
Eram 23:58 hora das Bermudas ou 03:58 em Lisboa quando o Thor VI, finalmente, cruzou a linha de chegada e eram 3 da manhã, já com a alfandega feita - que aqui funciona 24 horas - quando o ferro prendeu e nós conseguimos parar respirar. O primeiro troço deste ARC Europe estava concluído e nós podíamos finalmente descansar destes 3 dias de uma louca montanha russa. A travessia do Indico ficou como referência de situações difíceis, pois estes 3 dias não lhe ficaram atrás porque agora tínhamos o vento e o mar (e que mar!) no sector da proa o que torna tudo mais difícil e duro. Foi uma experiência "pesada" daquelas que por vezes me fazem "perguntar", afinal que faço eu aqui ?!. Mas chegámos a horas sem avarias nem estragos e agora fundeados na baía de St. George, ainda com bastante vento e alguma chuva mas depois de uma meia dúzia de horas dormidas, com o barco um pouco mais arrumado e um excelente pequeno almoço, já tudo parece mais apetecível e fica como mais um desafio vencido! Venha o resto que nós estamos prontos e temos um barco fantástico. Das Bermudas beijinhos e abraços da tripulação do Thor VI.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 06
Afinal as previsões melhoraram significativamente e apesar de continuarmos a ter bastante vento já não é o "disparate" que se projectava ontem. Tivemos uma noite bem mexida, mas melhor que o esperado, com alguma chuva e bastante frio - as temperaturas baixaram consideravelmente e a água do mar está já a 21º - exigindo algo mais que a t-shirt e os calções, sinal que estamos definitivamente a regressar a casa. A manter-se o andamento actual devemos chegar amanhã durante a tarde. Beijinhos e abraços.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 05
E a fome deu em fartura! Desde o meio da noite de Domingo o vento começou a subir e agora está estabilizado nos 20 nós, com mar a condizer, e a calmaria de ontem deu lugar a uma viagem radical. As previsões para os próximos dias não são melhores em resultado de uma baixa muito cavada que está a Norte das Bermudas e que irá provocar ventos fortes. No entanto há outras informações de diferentes origens que não confirmam isto. Vamos ver o que vai dar, mas pelo sim pelo não preparámos o barco "prá porrada" e vamos aguardar pela confirmação das previsões. E eu que queria uma viagem calma e serena... Beijinhos
Daily Log - ARC EU 04
Uma calmaria absoluta, com mar estanhado e zero nós de vento, são as condições que temos desde o meio da noite. Ontem ainda andámos bem à vela, mas depois as condições foram-se deteriorando e agora andamos a motor se queremos sair daqui. Vamos ver se "a fome não dá em fartura" pois as previsões para as próximas 48 horas apontam para uma rotação do vento para SW e, nas proximidades das Bermudas, ventos bastante intensos. Mas para já a calma impera e com isto nós voltámos a fazer apenas cerca de 135 milhas nas últimas 24 horas. Mas "veleiro vai devagar" diz uma musiquinha que uns nossos amigos brasileiros nos ofereceram portanto, comemos e dormimos, aguardando melhores dias. Entretanto no site do ARC Europe, na visualização da frota, quando os veleiros estão muito próximos podem ficar uns debaixo dos outros e haver alguma dificuldade em se identificarem, julgo que é isso que está a acontecer com o Thor e o Lady EV que desde o início está aqui ao lado. E do Thor VI é tudo por agora. Cuidem-se. .
sábado, 7 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 03
O 2º dia de viagem amanheceu radioso com um sol magnífico, muito pouco vento (não se pode ter tudo pois não?) e mar calmo. Uma manhã excelente depois de uma noite demasiado calma em que o vento caiu por completo deixando-nos à mercê do Yanmar. Ainda cairam uns pingos duns aguaceiros dispersos que por aqui andavam, mas foi coisa pouca. Com estas calmarias todas acabámos por fazer umas míseras 133 milhas o que não é nada que não estivesse planeado, mas assim é uma grande pasmaceira. Hoje vamos tentar pescar para passar melhor o tempo e enriquecer a dieta, apesar da "vida" que se vê ser muito pouca, pois tirando os peixes voadores não há mais nada, excepto muito sargaço à tona de água. Tenham um bom fim de semana.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 02
As Caraíbas ficaram definitivamente para trás, depois de uma partida muito lenta e trabalhosa pois para sair das ilhas, com o percurso que nos deram, foi o cabo dos trabalhos com um vento muito variável e fraco. Foram 3 horas e meia para fazer uma duzia de milhas ! Depois foi o Atlântico, muito sereno, com vento abaixo dos 10 nós e exactamente do sítio para onde queriamos ir. Estamos com uma bolina cerrada mas confortável e esperamos que as previsões se confirmem e que a partir desta noite o vento rode para o quadrante Este e nos dê um seguimento que se veja. O barco está bom, sem problemas, e nós a readquirir rotinas. Thor VI a caminho das Bermudas, over and out.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Daily Log - ARC EU 01
Faltam pouco mais de 3 horas para que a frota do ARC Europe inicie o troço BVI/Bermudas - o Thor e mais 11 vão sair de Nanny Cay, depois nas Bermudas mais 8 barcos se juntam a nós. Vamos finalmente deixar as Caraíbas e está tudo pronto, visto e revisto. As previsões não são grande coisa, ventos fracos e na proa, mas é o que há, pelo que vai ser um troço longo e trabalhoso. A novidade é que o Thor dispõe agora de um equipamento que faz a actualização da posição de 4 em 4 horas - é o yellow brick já usado no WARC pelos barcos sem Mailasail e que a partir de agora é instalado em todos os barcos - no site do ARC Europe http://www.worldcruising.com/arceurope/viewer.aspx . Assim a posição do Thor é actualizada todas as 4 horas no site atrás e uma vez por dia no site do Mailasail como anteriormente. Nós vamos partir de Nanny Cay pelas 12:00 locais/16:00 UTC/17:00 em Lisboa para fazer 845 milhas (distância oficial) até St. George´s nas Bermudas e tentarei fazer a actualização do blog uma vez por dia. Até lá cuidem-se.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Daily Log - Caribe 13
Eram 5 da manhã, debaixo de uma valente chuvada quando nos despedimos de Antigua e iniciámos o trajecto para as BVI/Road Harbour - os mais curiosos vão a este site para saber onde e o que são as BVI http://www.britishvirginislands.com/ - onde chegámos hoje às 09:30 da manhã com cerca de 170 milhas feitas com um tempo instável, alguma chuva e um mar chato de atravessado. A novidade do dia foram as baleias que vimos em grande numero e que nos quiseram brindar com uns saltos inolvidáveis. Nunca tinha visto, ao vivo e a cores umas baleias enormes a saírem da água a alturas impressionantes. Um espectáculo inesquecível. Em Road Harbour fizemos o check-in (e o check-out também face à amabilidade do funcionário) num local péssimo pelas ondas e vento que se fazia sentir, mas era o unico sítio autorizado e com esta gente quando uma "autoridade" diz que não, é perda de tempo tentar fazer outra coisa. Assim o Thor lá foi encostado a uma parede tendo saído inteiro mas com marcas de tinta no costado. Nada que uma limpeza não resolva. Mas foi um susto! Depois viemos para a marina de Nanny Cay onde tínhamos lugar reservado, fizemos o check-in do ARC Europa e as verificações de segurança. E agora de banhinho tomado e já mais fresquinhos vamos ao BBQ de boas vindas do ARC. Beijinhos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)