domingo, 26 de junho de 2011

Daily Log - Os Finalmentes

Graças ao esforço, dedicação e entusiasmo de tantos amigos - permitam-me que cite o Eduardo Almeida Faria e a "gente" da ANC - a chegada a Oeiras foi, para mim uma enorme e agradável surpresa perante a presença de tanta gente amiga que aguentou estoicamente o atraso do Thor VI. O tempo não ajudou nada pois o vento e o mar estavam muito duros e o Thor ainda se "aleijou" nestas ultimas milhas, nada de grave mas a vela grande e a capuchana ficaram com danos. Mas para reencontrar tantos amigos valeu bem a pena forçar a chegada e tentar cumprir com o programa que o Eduardo Almeida Faria com tanto entusiasmo tinha delineado. Uma agradável surpresa. Para quem não viu aqui fica o link da reportagem da TVI
http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/navegador-rui-evora-soares-tvi24/1262694-5795.html

terça-feira, 21 de junho de 2011

Daily Log - ARC EU Final

E o ARC EU acabou e com ele acabou também esta participação do Thor VI nos eventos do WCC. Participámos no ARC 09 (travessia do Atlântico Norte de Las Palmas a Sta. Lúcia) no WARC e agora ARC Europe (de Tortola nas BVI até Lagos). Foram cerca de 35000 milhas de navegação por esse mundo fora, com dias bons e maus, momentos fantásticos e outros, nem por isso . Apesar de tudo acho que foi uma excelente experiência de que guardo excelentes recordações e amizades. Regresso mais rico de experiência, com novos amigos, com uma nova visão do mundo, da vida, da importância das coisas. E se tudo vale a pena esta aventura valeu bem a pena e a todos quantos de uma forma ou de outra me ajudaram ou me apoiaram os meus agradecimentos. Sem vós isto não seria possível. Obrigado. Entretanto o Thor VI já está em Sines. No Domingo depois do encerramento do ARC EU e ao consultar a meteorologia descubro que o vento iria voltar a aumentar pelo que decidimos iniciar de imediato a viagem para Sines. Assim logo na 2ª feira saímos de Lagos bem cedinho com destino a Sines onde chegámos já noite cerrada. Já não me lembrava quão chato é este trajecto! Agora planeamos sair daqui na 5ª Feira bem cedinho para passar o Espichel no início da tarde ainda com o vento aceitável. Neste ultimo troço e apesar das dificuldades logísticas gostaria que os tripulantes que me acompanharam na realização desta aventura - António Pinharanda, Eduardo Solano de Almeida, João Sá da Bandeira e Tozé Osório - me fizessem companhia. Eu sei que é complicado pois teriam de estar em Sines cerca das 05 da manhã de 5ª feira - não tenho grande capacidade para vos dar alojamento na noite anterior mas alguma coisa se há-de arranjar - mas se assim o entenderem por mim será um enorme prazer. De Sines beijinhos e abraços.

sábado, 18 de junho de 2011

Daily Log - ARC EU 24

Eram 17:31 de 6ª feira quando o Thor VI cruzou a linha final do ARC Europe concluindo esta maravilhosa aventura. O Algarve recebeu-nos de uma forma agressiva com uma ventania na casa dos 35 (trinta e cinco!) nós desde S. Vicente. Na realidade até ao lavar os cestos é vindima e estas ultimas milhas foram um verdadeiro lavar dos cestos ou melhor do barco. Depois foi a agradável surpresa dos amigos que nos esperavam, os reencontros, a continuação do jantar interrompido quase há dois anos atrás, o telemóvel que não parou de tocar enfim foi !, é bom voltar a casa. Agora falta a ultima tirada e agora sim realmente a ultimas milhas e espero que esta ventania louca acalme e nos deixe cumprir o nosso planeamento. Aceitem os agradecimentos deste, agora, Cruzeirista encartado. Beijinhos e abraços e até 5ª Feira em Oeiras. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 23

Depois de uma noite muito radical estamos a poucas milhas do mar do Algarve,cumprindo os ETA´s. Na realidade o Atlântico rendilhado de cristas brancas não quiz deixar os seus créditos por mãos alheias e tem abanado o Thor de toda a maneira e e feitio com grandes surfadelas, grandes derrapagens, grandes acelerações e por aí fora e com isso amassou-nos o corpinho todo, que era aquilo que eu estava mesmo a precisar. Foi para não perder a mão ! Aceitem um beijinho deste que se assina Cruzeirista encartado

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 22

As calmarias acabaram, finalmente. Depois de uma noite de calma absoluta em que abri e fechei a genoa tantas vezes que até magoei um músculo lombar, já no início da madrugada o vento começou a refrescar e acabou establizado a Norte, na casa dos 15 nós. Aí o Thor acordou e arrancou direito a S. Vicente pelo que temos andado bemzinho durante todo o dia. Com isto tudo continuamos a prevêr passar S. Vicente/Sagres por volta das 14:00/15:00 e chegar a Lagos cerca das 17:00/18:00 horas locais. Amanhã de manhã actualizo a informação. Até lá cuidem-se que nós vamos atacar a ultima centena de milhas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 21

Faltam cerca de 48 horas para chegar a Lagos, mas a progressão tem sido muito lenta pois o vento não há meio de aparecer e pelas previsões que acabei de receber vamos continuar com uma alta aqui em cima e dos "portuguese trades" nada. Será que isto anda tão mal que até o vento anda por baixo ?; nós continuamos empurrados pelo fiel yanmar e esperando que com a aproximação da costa alguma coisa aconteça. Por outro lado temos tido uma viagem absolutamente calma onde a monotonia impera para além das rotinas habituais. Vá cuidem-se que eu já não sei o que dizer mais.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 20

Hoje foi o dia do meio ou seja estamos sensivelmente a meio do trajecto para Lagos, faltando pouco mais de 400 milhas. Foi portanto um dia sem graça, cinzento porque o sol anda escondido atrás de uma camada de nuvens, com pouco vento não dando para o Thor andar como desejaríamos. Mesmo assim vamos a cumprir o planeado e era importante chegar ao meio hoje pela noite e isso está conseguido. Amanhã ou mesmo hoje durante a noite devemos começar a apanhar os "portuguese trades" do Norte e com mais intensidade que este Sudoeste que nos tem acompanhado. Se assim for é uma corridinha até S. Vicente. Vamos ver, mas para já o vento já rodou para WNW embora ainda esteja muito fraquinho. Nós vamos dando notícias.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 19

Nas primeiras 24 horas deste trajecto fizemos cerca de 150 milhas o que está de acordo com o planeado e hoje vamos com cerca de 1 hora de avanço. Quero eu dizer com isto que as previsões de chegada na 6ª feira durante a tarde mantêm-se - à atenção do Zé Cordeiro e companhia - mas iremos actualizando a situação pois ainda faltam cerca de 550 milhas. O dia foi cinzentão pois estivemos quase sempre dentro de bancos de nevoeiro, sem sol e com uma humidade tremenda. Agora já ao fim da tarde o sol lá levou a melhor e conseguiu dar um ar de graça - pouca - mas sempre foi melhor que nada. Ainda por cima está um frio de rachar e eu que julgava, com o dia de ontem, que tinha chegado ao Verão, afinal vou ter de esperar mais um pouco. Cuidem-se.

domingo, 12 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 18

E o Thor está a caminho de Lagos. Saímos de Vila Do Porto em Santa Maria pelas 9 da manhã, num ritmo lento porque o vento está muito fraco. O Sudoeste bom passou ontem e o de hoje está para o fraco. Mesmo assim conseguimos fazer cerca de 75 milhas nas primeras 12 horas que é o que necessitamos para cumprir o planeamento. Entretanto já podem acompanhar de novo o Thor no "fleet viewer" do ARC Europe no site do WCC, pois os "trackers" foram de novo instalados (estiveram em manutenção durante o cruzeiro pelos Açores). Entretanto o tempo e o mar estão excelentes - há algum tempo que não tínhamos um dia tão agradável - e as previsões dão-nos umas boas esperanças. Vamos ver se se confirma. Do meio do Atlântico beijinhos e abraços.

sábado, 11 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 17

O Thor chegou a Santa Maria, Vila do Porto ontem às 11:30 concluindo a regata Açores Oriental, mas depois de mais de 50 milhas a fazer andar o barco com cerca de 5 nós de vento acabámos por "estacionar" a cerca de 3 milhas da linha de chegada, quando o vento desapareceu por completo. Aí fartei-me e liguei o motor, o que foi pena depois de uma noite inteira de "paciência"  mas já não havia nada a fazer. Esta regata tem, de acordo com as instruções, 50% de parte desportiva e 50% de social, a parte desportiva foi uma "paciência"- apenas 4 dos 12 barcos conseguiu terminar - a parte social um sucesso porque esta gente é simpática e faz tudo para ser agradável e receber bem. Mas este cruzeiro pelos Açores está a terminar e amanhã pelas 09:00 partimos para a ultima perna deste ARC Europa com destino a Lagos, finalmente. As previsões são de um Sudoeste bom para uma travessia agradável, vamos ver se se confirma. Nós vamos actualizando as notícias, mas a chegada a Lagos está, para já, para 17Jun cerca das 17:00 locais. Cuidem-se

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 16

O Thor está em Ponta Delgada onde chegou ontem no início da manhã depois de uma bela noite de vela, é que já tinha saudades de um boa velejada na alheta porque ultimamente tem sido tudo bolinas ou próximo. Depois de algum descanso, porque isto de sistematicamente ter noites brancas cansa um bocadinho, aproveitamos a oportunidade  para reencontrar amigos e de preparar o próximo troço, uma regara organizada pelo Jornal Açoriano Oriental até Santa Maria e que terá lugar esta noite (mais uma!) com partida às 19:00 locais. Infelizmente as previsões são para ventos muito fracos (2 nós) e portanto logo se verá o que vai acontecer mas de uma forma ou de outra o Thor VI sai hoje para Santa Maria onde se concluirá este cruzeiro pelos Açores e dia 12 de Junho parte para a ultima perna deste ARC Europe com destino a Lagos onde planeamos chegar a 17 durante a tarde. Cuidem-se.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 15

A estadia em Angra está a terminar já que dentro de 2 horas saímos para Ponta Delgada. Foram bem agradáveis estes 2 dias, a cidade é bonita, bem arranjada e muito rica culturalmente. O passeio que foi patrocinado pelo turismo local foi  muito interessante granjeando o interesse de todos, já a corrida de touros à corda não suscitou tanto agrado. Este cruzeiro é uma boa forma de divulgar os Açores que o World Cruising Club  impulsiona com o apoio das autoridades regionais e com vantagens para todos. Agora vamos fazer 90 milhas até Ponta Delgada onde devemos chegar durante a manhã de 08 Jun. Entretanto, na Horta acabei por não me encontrar pessoalmente com o Genuíno Madruga, apenas falámos pelo telefone, mas ficou assente que nos vamos encontrar em Lisboa no lançamento do seu livro que terá lugar no dia 27 de Junho no Museu da Marinha. Logo que tenha mais pormenores divulgo mas é um acontecimento a não faltar, tomem nota ! Beijinhos e abraços.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 14

O Thor está em Angra, onde chegou ontem ao fim da tarde depois de um dia inteiro de baloiço neste mar dos Açores. Foi uma estreia este Açores "by sea" com passagem pelo canal Pico/S. Jorge e a Terceira vista do mar e apesar do pouco vento e do mar trapalhão e bastante desconfortável foi um dia bem engraçado. Entretanto o planeamento dos eventos finais vai ser ligeiramente alterado já que sendo o dia 23 de Junho, 5ª Feira, feriado nacional, foi decidido que o Thor VI chegará nesse dia durante a tarde ao Porto Recreativo de Oeiras, de onde parti e de quem recebi sempre um apoio inestimável. Quanto à chegada a Lagos vou tentar chegar no dia 17 de Junho ao fim da tarde, o que depende das condições de navegação ou, se por acaso não conseguir irei atrasar a chegada para 18 de manhã. Cuidem-se.

sábado, 4 de junho de 2011

Os eventos finais

O Thor vai iniciar um cruzeiro pelos Açores partindo da Horta para Angra do Heroísmo a 05 de Junho pelas 06.00, devendo chegar pelo fim da tarde. Depois a 06 Jun há uma visita a Angra, durante a manhã e uma tourada tradicional nas ruas de Pico da Urze, no fim do dia. A 07 Jun saímos para Ponta Delgada/S. Miguel pelas 18:00 para mais uma "night sailing". A 09 Jun partimos de Ponta Delgada para Vila do Porto/Santa Maria participando na Regata Açoriano Oriental e como a partida é ao fim da tarde, faremos mais uma "night sailing". Finalmente a 12 de Junho pelas 09:00 será a partida para a ultima etapa deste ARC Europe com destino a Lagos. Serão cerca de 790 Nm pelo que planeamos chegar a 17 de Junho ao fim da tarde ou a 18 pela manhã - o ajuste será feito em rota - para facilitar a vida ao Zé Cordeiro que já assumiu a coordenação dos "eventos" da chegada onde se inclui um jantar na Adega da Marina, que foi "interrompido" a 03 de Nov de 2009. Depois das "sociais" finais do ARC Europe o Thor ficará em Lagos por uns dias e, conforme a meteorologia iremos subindo para Lisboa de forma a chegar a Oeiras no Sábado 25 de Junho durante a tarde (alguém quer assumir a coordenação da chegada a Oeiras?). Beijinhos e abraços

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dayli Log - ARC EU 13

Aqui estamos de volta depois de uma ausência técnica bem colmatada pela Sra. Armadora. Eram 16:37 de 01Jun quando o Thor chegou, finalmente, à Horta depois de um "night sailing" desde as Flores. Foram 120 milhas bem "chatinhas" com uma mareta pela proa de dar cabo do juízo a um santo e depois eu também já estou cheio de barco e de mar! Mas o importante é que chegámos e que a passagem pelas Flores foi muito gira e foi uma boa forma de voltar a pôr os pés em terras portuguesas. Nestes 2 dias na Horta temos tentado resolver as avarias - e esta etapa foi bastante complicada que obrigou a uma forma diferente de gerir o barco, mas foi uma excelente experiência !! - o que já quase que conseguimos. O gerador não tem solução, mas os outros problemas estão quase resolvidos  e o Thor vai voltar em pleno. A recepção aqui foi bastante agradável, as pessoas são de uma tremenda amabilidade e sempre prontas a ajudar e a marina da Horta é um "mar de embarcações" de todas as formas e feitios,  uma verdadeira metrópole nautica. Nesta altura do ano tudo quanto é barco que vem para a Europa passa por aqui.  Talvez por isto mesmo estranhámos ver que a nova marina que está a ser feita nas Flores - excelente na qualidade dos materiais e na localização - tenha sido dimensionada para barcos pequenos e onde um 40 pés dificilmente entra. Quem "inventou" o Portugal dos pequeninos lá tinha as suas razões !!! No Domingo 05Jun partimos para a Terceira onde iremos estar por 2 dias, mas até lá voltaremos a dar notícias. Cuidem-se