sábado, 27 de fevereiro de 2010

Daily Log - Puerto Ayora

Já estou em terra, com o barco fundeado e com acesso à net. Aqui por Puerto Ayora as coisas estão quase normalizadas apesar de não se ver muita gente. A cidade foi evacuada esta manhã e está lentamente a regressar à normalidade. Tanto quanto sei não houve uma onda de grandes proporções mas sim um ir e vir de água muito intenso e com fortes correntes. Isto provocou que o Dreamcatcher (Halberg Rassy 48) que ficou no porto porque não tem motor já há uns dias - entrou a reboque em San Cristobal e veio para aqui só com vela - rebentasse o ferro de popa e fosse bater com alguma violência no Ronja (Sun Odisseia 49DS) que também ficou no porto por falta de tripulação, ficando os dois com danos significativos. O pobre do Dreamcatcher anda com azar pois num barco com menos de 1 ano têm acontecido milhares de problemas - já entrou à vela em Vilamoura com a caixa de redução partida, saiu de La Libertad com 2 dias de atraso porque o motor não arrancava, conseguiu sair para parar 2 dias mais tarde e entrar em San Cristobal a reboque - e agora mais uma "porrada forte". Coitado do Charles. Entretanto a Srª Armadora está a voar para Guayquil onde deverá apanhar o voo da noite para Madrid e depois Lisboa. Cuidem-se

Daily Log - Aviso de Tsunami

Esta estadia em Galápagos tem sido para esquecer. Desde que chegámos a Puerto Ayora tem chuvido todos os dias e por vezes com intensidade. Hoje (27Fev) foi um aviso sério de tsunami na sequência do violento terramoto no Chile. Eram 5 da manhã (local) quando o meu telemóvel tocou, era o Ruy Ribeiro avisando-me que havia um aviso de tsunami para o Pacífico (é bom ter amigos assim e foram mais os que me quiseram avisar) e entretanto batem-me no barco avisando para ligar o VHF no 77 (o nosso canal de contacto) e aí fui informado que o Capitão do Porto determinava que todas as embarcações fundeadas na Academy Bay deviam levantar ferro e sair para o mar imediatamente, face a um aviso de tsunami. Tinha o Thor fundeado com proa e popa porque as condições de mar são francamente más e tinha a Ana com a mala feita porque ia apanhar um avião de regresso a casa. Em pouco mais de 1/2 hora a Ana foi recuperada para terra e levada para um hotel numa zona alta (graças ao apoio das gentes do WARC) o ferro de popa foi recuperado com a ajuda do skipper do Grand Filou, nós levantámos o ferro de proa e fomos para o mar onde nos mantivemos até às 11:30, quando a Capitania autorizou o regresso. No fundo nada de especial se passou, nem vimos nada de estranho mas na Baía deve ter-se passado qualquer coisa que ainda não averiguei, porque há "coisa estranhas" no estado do mar e nalguns barcos que por aqui ficaram porque estavam sós, sem tripulação. Dizem que o mar recuou 50 metros. Não confirmo porque ainda não saí do barco. A todos quantos se preocuparam comigo os meus agradecimentos. Estamos todos bem, não se passou nada e daqui por uns dias a viagem continua. Cuidem-se, porque isto não está para graças. Thor VI de Puerto Ayora/Galápagos over and out.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Daily Log - Ufffff até que enfim

Dr. Ulrich Kramer é assim que se chama o meu novo parceiro. Oriundo do SY Thetys passará a ser tripulante do Thor VI até ao Tahiti pelo menos. Juntou-se a "fome com a vontade de comer", ele tinha de sair do Thetys - onde era co-proprietário - eu precisava de um parceiro, portanto foi fácil chegar a acordo quanto ao modo e à forma como nos vamos relacionar. Depois de um português, um inglês e um espanhol, agora um alemão, o Thor VI é uma verdadeira multinacional e, para mim mais uma experiência interessantíssima. Agora San Cristobal até me parece mais interessante, apesar de desde que aqui estamos ter chovido torrencialmente quase todos os dias. Ontem 23Fev fizemos um tour pela ilha para ver os galápagos - tortugas gigantes ou, em linguagem de gente, tartarugas gigantes - iguanas e outras especialidades locais. Foi bastante interessante apesar da tremenda carga de água que apanhámos. Amanhã estamos de partida para Sta Cruz onde passaremos os próximos dias até à partida para as Marquesas. De San Cristobal/Baquerizo Moreno beijinhos e abraços. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Daily Log - Galápagos

22Fev2010 01H21 hora do Equador, 00H21 hora de Galápagos ou 06H21/UTC o Thor VI cruzou a "finishing line" de Baquerizo Moreno. Foi um longo dia mas cheio de novidades, pois começou lento com bom tempo, pouco vento, mas pela tarde apareceram uns aguaceiros "valentes" que conseguimos, numa "gincana perfeita" evitar, mas aproveitando os ventos por eles provocados o que deu umas acelerações muito interessantes e nos retirou da pasmaceira dos últimos dias. Entretanto a meio da tarde e já a cerca de 50 milhas de Galápagos avistámos uns repuxos e depois uma longa cauda bem fora de água, eram baleias. Foi uma animação e a forma da tripulação esquecer definitivamente os "mareanços". Já ao cair da noite a cana de pesca que desde o nascer do sol banhava uma amostra, dispara num silvo nunca ouvido até então. O Paco num salto deita-lhe a mão, eu desligo o piloto automático e abrando o barco, mas foi sol de pouca dura porque a linha fica leve e o "bicho" tinha-se solto. Diz o Paco, porque eu não vi, que avistou um "bicho grande" aos saltos lá ao longe. Enfim foi uma animaçãozita de fim da tarde, mas um dia eu hei-de deitar mão a um bicho destes. A chegada a Baquerizo Moreno durante a madrugada foi complicada já que estes sítios são mal sinalizados, as cartas electrónicas e as outras de pouca fiabilidade, mas lá entrámos na baía e metemos o ferro no fundo a tempo de evitar uma valente carga de água que nos mandou todos para a cama que o corpo bem pedia. A manhã acordou chuvosa mas está a melhorar, já podemos sair do barco e ir a terra porque as autoridades locais já nos aceitaram como bons, já temos acesso à Internet e as coisas retomam a normalidade. Vamos estar por aqui uns dias e depois seguimos para Sta Cruz de onde a minha actual tripulação regressa à Europa e de onde partimos - ainda não sei como - a 07Mar para um grande salto até às Marquesas. De Baquerizo Moreno beijinhos e abraços. Thor VI over and out

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bob Parker Farewell

Dear WARC skippers, valiant crews and World Cruising stalwarts, It is with many regrets that I have decided to curtail my plans to be with you all on this great adventure, the biggest by far, having to say goodbye to so many brilliant people, some of whom have become good friends. I have no doubt that had I continued there would have been many more lifetime friendships made. I wish you all bon voyage, enough (but not too much) wind, plenty of wildlife (outside the boat) and above all to enjoy every moment. (I'll be reading the blogs!). When it's all over, anyone heading up the Med must call into Menorca. I will be delighted to help out with moorings, local knowledge, shopping etc in return for a couple of hours on board listening to the fascinating stories you are bound to have. Farewell and fair winds.
Bob Parker

Daily Log - Galápagos

Depois de uma partida falhada - um problema eléctrico, de ultima hora, na bomba da sanita da cabina da frente fez-nos perder cerca de 15 minutos e sair atrasados - lá partimos Pacífico Sul dentro com rumo a Galápagos/San Cristobal. Pouco vento e um mar desencontrado deu-me cabo da tripulação, que "mareou" e levou o primeiro dia de viagem a recuperar. Depois de uma noite com chuva, frio - isso mesmo, frio, tive de vestir um casaco grosso para aguentar estar no poço e isto em pleno equador - e pouco vento o que tornou tudo bastante desconfortável, entrámos no 2º dia com vento na casa dos 8/10 nós (como vêm uma fartura) mas com sol e o  mar mais pacífico, dando-nos algum ânimo e  melhorando o astral da tripulação. Faltam cerca de 230 milhas e as previsões apontam para muito pouco vento, mas felizmente o diesel a bordo é mais que suficiente para resolver este problema e lá para 22Fev pela manhã chegaremos a Baquerizo Moreno. Até lá cuidem-se. Do Pacífico Sul Thor VI over and out.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Daily Log - Galápagos

18Fev 12:00 Hora local/17:00 em Lisboa/UTC será dada a partida, finalmente para o troço La Libertad / Baquerizo Moreno (Galápagos). E digo finalmente porque já estou farto de estar aqui, a amarração é má, o barco bate que se farta, se isto durar muito mais tempo alguma coisa se vai partir como aliás já aconteceu com outros. Mas pronto, vamos embora e com tripulação reforçada, a Srª Armadora e o Paco Sottomayor, ave de arribação e de estimação oriunda do Kalliope, um bom amigo que infelizmente só me faz companhia até Galápagos já que volta a Espanha no início de Março, mas acredito que vai voltar mais tarde. Assim até Galápagos onde devemos chegar a 21/22 Fev, está tudo bem, depois ... há umas coisas no ar, ainda por concretizar, ou então ... 3.000 milhas em solitário. A hipótese de amarrar o Moody e o Shipman não dá já que o carbono do Shipman é muito frágil! Ainda vamos os dois em solitário, conversando por aí abaixo. Entretanto há mais um candidato confirmado para o troço Recife/Sta Lúcia mas há muito por onde escolher: Os mais atentos já devem ter dado por isso, mas no site do WCC já estão os resultados da 1ª perna Sta Lúcia/San Blas e o Thor ficou em 3º lugar na classe B. Não é nada importante mas fiquei satisfeito. De La Libertad e a caminho de Galápagos beijinhos e abraços. Thor VI over and out

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PLYC

Pois é o Thor VI continua amarrado em La Libertad. Esta estadia aqui tem sido demasiado comprida. Temos aproveitado para uns "tours" equatorianos, mas estamos na estação das chuvas e chove com bastante frequência, para não dizer todos os dias, está muito calor e humidade. Não está muito agradável apesar das boas instalações do Yacht Club, a monotonia começa a pesar. A frota está quase toda por aqui, com excepção do Eowin que vai a caminho de Galápagos e do Bristol Rose que também seguia o mesmo trajecto mas tendo-se enrolado num cabo, ficou sem motor, sem leme andou à deriva cerca de 2 dias - estava a 60 milhas do Panamá - foi pedida a colaboração da Coast Guard Panamiana que o encontrou e o reboca de volta ao Panamá. Tudo está bem quando acaba bem, não é? Por aqui vão-se reparando umas "coisitas", pois há muitos barcos com anomalias - demasiadas e em barcos novos e caros - e como há aqui um estaleiro com o mínimo de condições, têm-se pintado uns fundos - há 3 barcos fora de água - e tentado arranjar umas avarias, etc. O Thor que não tem nada de especial, aproveitou para reparar a antena de DSC do SSB que tinha o cabo partido, a bomba da sanita casa de banho da proa que foi muito maltratada e instalados umas ventoinhas para ver se refresco o interior do barco. O problema de tripulação continua por resolver. Há algumas ideias no ar e como é na base de quem primeiro chegar primeiro se serve neste momento está quase tudo em aberto. Há um candidato sério para o troço Bali/Richard Bay e mais umas hipóteses, mas não tenho o problema inteiramente resolvido. Aliás problema que não é só meu, o dono do Shipman voltou para a Alemanha e o skipper ficou só, pelo que já avaliámos a hipótese de amarrar os 2 barcos, ficamos com um catamaran e com 2 tripulantes!! Enfim hei-de encontrar solução. A todos quantos me têm expressado apoio e solidariedade os meus agradecimentos (não consigo responder a SMS´s, vá lá saber-se porquê). E por aqui vamos continuar mais uns dias, a reabastecer o barco porque os próximos troços vão ser compridos e sem supermercados à mão. Também não se pode ter tudo, não é? Beijinhos e abraços. Thor VI over and out.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Daily Log - Puerto Lucia Yacht Club



Amigos, Companheiros e Afins o Thor VI, agora já com cheiro a limpo - isto da armadora a bordo, tem que se lhe diga - continua "estacionado" na marina do Puerto Lucia YC, agora mais acompanhado pelo resto da frota que tem chegado. Entretanto não me chegaram boas noticias quanto ao problema da tripulação. A solução definitiva que se traduzia num parceiro para o "resto da volta" não se torna possível, por isso vou ter de recorrer a soluções temporárias que é arranjar tripulação por pernas. O problema até Galápagos está resolvido já que tenho garantido o mínimo de 2 tripulantes, depois do Tahiti até Darwin também estará minimamente resolvido porque a Ana poderá virá a fazer estas pernas, mas um tripulante mais dava-me muito jeito, tenho uma cabine disponível e ainda faltam muitas pernas. Assim necessito de um tripulante (mínimo) para os seguintes troços:
Galápagos/Marquesas/Tahiti (entrada em Galápagos até 05Mar e saída em Tahiti até 25Abr) ou seguir até à Austrália (Mackay fim de Julho ou Darwin fim de Ago);
Depois será Darwin/Bali (01/08Set);
Bali/Cocos/Mauricias/Reunião/Richard Bay (13Set/09Out);
Richard Bay/Cape Town (Nov./Dez 2010);
Cape Town/Sta Helena/Salvador (08Jan2011 a 04Fev);
Salvador/Recife (24/28 Fev.);
Recife/Granada/Sta Lúcia (Mar 2011)
ARC Europa 2011
BVI/Bermudas/Açores/Lagos - Abril a Jun. 2011
Mudanças de tripulação são possíveis em Galápagos, Tahiti, Austrália, África do Sul, Brasil, Sta Lúcia, BVI e Açores pela facilidade de ligações aéreas.  Esclareço desde já que não tenho condições para pagar viagens mas também não quero comparticipação nas despesas do barco, sendo portanto a estadia no Thor VI gratuita. Ofereço alojamento com vista para o mar, um pouco de aventura, umas noites bem passadas a olhar para as estrelas e a visita a lugares únicos e diferentes. Ainda que pareça um bocado complicado, não é! Ninguém se tenta?
Qualquer decisão tem de ser rápida porque há obrigações legais a satisfazer - autorização de entrada em Galápagos ou Tahiti, visto para a Austrália, etc. - e eu tenho que me virar de qualquer forma. Por aqui há algumas soluções, ainda hoje veio ver-me um pretenso candidato a tripulante, Uruguaio, 28 anos, visual de Jesus Cristo, vegetariano, nunca andou de barco, não fuma, bebe ou droga-se, anda há 6 meses a percorrer mundo numa bicicleta e quer ir até à Índia. Este é um exemplo mau, evidentemente, porque há candidatos até a querer pagar - o Bob ofereceu-se para pagar o mesmo que estava a pagar no Tucanon (50 US$ dia) o que foi uma grande surpresa para mim. Afinal isto de fazer o World ARC dá curriculum e portanto há quem pague para isso e ... quem receba - na realidade há por aqui umas tripulações curiosas pela falta de homogeneidade, agora percebo porquê.  Em conclusão não posso continuar em solitário, não me passa pela cabeça voltar para trás e nem sei como tal seria possível, assim, só tenho que andar para a frente, não tem que saber ! Beijinho e abraços de Porto Lucia YC.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Daily Log - La Libertad

Chegámos finalmente. O Thor VI atracou pelas 14:00 na marina do Puerto Lucia Yacht Club www.puertolucia.com.ec/cms/) localizada junto a La Libertad e a 150 km de Guayaquil a 2ª maior cidade do Equador e com aeroporto internacional (www.noonsite.com/Countries/Ecuador ou www.lonelyplanet.com/ecuador). As condições de atracação são tipo mediterrâneo com muito pouca qualidade mas, as instalações do Yacht Club são um primor de qualidade (custa 5 US$ dia). Deixámos para trás o Panamá e os seus contrastes - o Panamá do Caribe e do Pacífico, Cólon e Panamá City são duas realidades tão diferentes que chocam, a grandeza técnica do Canal e sua importância estratégica, a beleza primitiva das Ilhas Perlas com as suas fortes correntes e amplitudes de maré superiores a 5 metros, etc. - o Pacifico Norte e a travessia do Equador que é sempre um acontecimento para recordar. Aquilo que parecia poder ser uma viagem agradável em "free cruising" tornou-se numa "seca" assim que saímos das Las Perlas, pois tivemos ventos a "empurrar" entre os 15/20 nós, depois ventos "zero nós" e nas ultimas 300 milhas vento de proa com intensidades entre os 5 e os 15 nós, obrigando a bolinas bem cerradas, redes de pesca invisíveis e ainda por cima, nas ultimas 36 horas choveu quase consecutivamente e por vezes com grande intensidade. Tudo do melhor e se juntarmos ainda um tripulante novo, aos "papéis" naturalmente, com o funcionamento do barco, está feita a fotografia destas ultimas 700 milhas. Agora vou descansar uns dias pois só saímos para Galápagos a 18Fev e com tripulação nova, já que a Sr.ª Armadora vem pôr ordem neste barco e fazer-me companhia nesta perna e espero até lá resolver o problema de tripulação para os percursos seguintes. É preciso limpar e reabastecer o barco e fazer uma verificação geral porque a partir de agora e até à Austrália não há grandes apoios, tem de ser "home made", mas o Thor VI está sem problemas, avarias ou limitações e a funcionar muito
bem. De Puerto Lucia Yacht Club beijinhos e abraços do Thor VI over and out.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Daily Blog - Equador


06 de Fevereiro de 2010, Sábado 15 horas 38 minutos e 46 segundos hora do Equador (20H 38M 46S UTC/Lisboa) e o Thor VI cruzava a linha do Equador - 080 33 732W - na rota 192 e uma velocidade de 6.0 nós, entrando no Oceano Pacífico Sul efeméride devidamente comemorada com um bom vinho do porto . O Pacífico Norte ficava para trás muito molhado pois a chuva prometida apareceu, chovendo com bastante intensidade durante mais de 3 horas. São aguaceiros intensos uns atrás dos outros não havendo por onde fugir e parece que se vão manter durante mais umas milhas. Tudo está molhado neste barco, não se aproveita nada. Entretanto o vento rondou para SE - o que não estava previsto - com intensidades na casa dos 5/8 nós o que nos ajuda de alguma forma pois assim vamos num rumo directo a La Libertad e com uma velocidade decente (entre os 6 e os 7 nós) com as velas e o motor. Do Pacífico Sul beijinhos e abraços. Thor VI over and out

Daily Log - Aproximação ao Equador

Conforme previsto o vento rodou para Sul aumentando de intensidade para os 10/15 nós, montou-se na proa do Thor e fez levantar uma mareta chata que abranda o barco. Com isto tudo a nossa progressão tornou-se muito difícil e lenta - fizemos só 128 milhas nas ultimas 24 horas - com bordos atrás de bordos, tendo levado algum tempo até encontrar o equilíbrio entre a mareação e a velocidade do barco para que este não bata muito, o que me faz doer o coração. É provavelmente o Equador (paralelo) a fazer valer os seus direitos. Entretanto surgiram redes de pesca na nossa rota apesar de estarmos a cerca de 100 milhas da costa. Estão controladas por umas lanchas rápidas - uma delas muito rápida mesmo - e o que se consegue ver são linhas de bidões de óleo - cinzentos para se verem bem - ligados entre si numa distância de cerca de 1 milha. Consegui desviar-me de uma no ultimo momento - o Kalliope tinha-me dito onde ela estava e avistei uma lancha rápida - na seguinte já não consegui e entrei nela mas como já tinha o hélice parado e ia devagar o cabo roçou no patilhão e caiu não me agarrando. Durante a noite uma lancha obrigou-me a mudar de rumo - acendeu as luzes no ultimo momento meteu-se-me à frente e logo que me afastei apagou as luzes e desapareceu na escuridão - e já esta manhã voltou a acontecer o mesmo. Menos sorte teve o Kalliope que ainda se livrou de duas mas à terceira foi agarrado e teve de mergulhar para cortar os cabos e livrar o barco. Enfim isto não está fácil e até o tempo não ajuda, esteve uma humidade tremenda durante a noite e amanheceu com um céu encoberto a ameaçar chuva a todo o
momento. Faltam cerca de 50 milhas para o Equador e 160 para a La Libertad onde iremos chegar um pouco mais tarde que o planeado, mas isto não anda mais. A 38 minutos do equador beijinhos e abraços. Thor VI over and out

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Daily Log - Pasmaceira

Pois é o que têm sido estas ultimas 24 horas, uma pasmaceira. Entrámos nos "doldrums" - a ITCZ (Intertropical convergence zone) está entre os 03 e os 04 Norte - o vento caiu para zero, o mar estanhado e o ceu coberto com nuvens altas dá um ar cinzento, humido e morno, pouco agradável e ainda temos cerca de 300 milhas para andar. Navegamos a motor, para tentar sair daqui o que deverá acontecer lá para o meio da tarde, com o vento a aparecer do sector Sul - iremos ter umas bolinas, esperamos - ainda que fraco. O Equador deverá ser cruzado amanhã, Sábado, durante a manhã e a chegada à marina deverá ser no Domingo, bem cedo, pela hora local. Thor VI over and out.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Daily Log

Mais de 170 milhas percorridas desde que saímos de S. José em Las Perlas, graças a um vento que aumentou progressivamente até estabilizar nos 20/25 nós durante toda a noite. Vento e mar na alheta e o Thor a andar bem e a tentar acompanhar o Kalliope (Hanse 531) que a pouco e pouco foi desaparecendo. O planeamento aponta para chegar a La Libertad Domingo pela manhã e se continuar com esta "pressa" vamos chegar no Sábado durante a noite o que não pode acontecer porque só se pode entrar na marina de dia. Entretanto o Equador está a pouco mais de 300 milhas e gostariamos de o cruzar de dia para uma comemoração condigna, vamos ver se é possível. Beijinhos e abraços. Thor VI over and out.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Thor VI - Position Report

03Fev 17:00 UTC 07 42.04N 79 14.00W

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Daily Log - Islas Las Perlas

Depois de cerca de 40 milhas a motor, sem vento e com um calor tórrido chegámos à Ilha Contadora no arquipélago de Las Perlas onde aconteceu o primeiro banho no Pacífico - 31Jan2010, pelas 16:00 locais/23:00 UTC - numa água maravilhosamente fresca. Depois um jantar "à espanhola" no Kalioppe e um par de horas a pôr a escrita em dia, porque não nos viamos à mais de 3 semanas e tanta coisa aconteceu nesta "frota" desde então, trocas de barco, desistências, zangas etc. e a grande maioria destas coisas acontecem por razões sentimentais/amorosas/vaginais. E esta hem! Afinal tudo se resume no mesmo e é tão giro observar, de fora, os movimentos, as explicações, as atitudes!! Hoje 01Fev estamos fundeados em 08 34.949N 079 01.571W onde vamos passar a noite, amanhã seguimos para a Ilha de São José e a 03Fev pela manhã partiremos para o Equador para La Libertad para o Puerto Lucia Yacht Club onde contamos chegar Domingo, 07Fev durante o dia num trajecto de mais de 600 milhas com pouco vento, alguns aguaceiros e a Travessia do Equador. Mais um acontecimento importante. Contrariamente ao que estava no programa a ligação Panamá/La Libertad era a 2º etapa mas, devido aos atrasos na travessia do Canal foi alterada para "free cruising" e daí estes passeios por Las Perlas. Uma boa oportunidade para conhecer um sítio bem curioso. Cuidem-se. Thor VI over and out